Rádio Colmeia FM

5º BE Cmb Bld fará homenagem ao Patrono Duque de Caxias

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, realizará nesta sexta-feira, 23 de agosto, na sede no bairro Santa Rosa, o ato de formatura para marcar o dia do Solado que será no domingo, 25. A formatura está marcada para as 15h e a comunidade está convidada para prestigiar.

A programação já se inicia no sábado, 24, na praça Hercílio Luz, onde a comunidade e as crianças irão poder conhecer um pouco da estrutura do 5º BE Cmb Bld de Porto União e as viaturas. Os atos do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fazem parte de uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias)

Biografia de Duque de Caxias

Foto: Divulgação

Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) foi um militar brasileiro, Patrono do Exército, sendo um dos maiores vultos da nossa história, chamado de “O Pacificador.” Em homenagem a todas suas ações já realizadas em prol do Exército, no dia 25 de agosto, seu nascimento, é comemorado o dia do Soldado.

Infância e Formação Militar:

Luís Alves de Lima e Silva nasceu na fazenda São Paulo, Taquaraçu, próximo da Vila Estrela, hoje, município de Duque de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Lima e Silva e de Cândida de Oliveira Belo, cresceu em meio a uma família de militares. Seu avô, José Joaquim de Lima e Silva, um militar português, imigrou para o Brasil em 1767 e se instalou no Rio de Janeiro, então capital do país. Seu pai foi brigadeiro do Exército Imperial e membro da Regência-Trina durante a menoridade de Dom Pedro II.

No dia 22 de novembro de 1808, o 1.º Regimento de Infantaria de Linha comandado por seu avô, recebia o novo soldado com cinco anos, apenas para uma homenagem a seu avô, o Ministro da Guerra. Entre 1809 e 1817, estudou no Seminário São Joaquim, hoje Colégio Pedro II. Em 1818, Luís Alves entrou para a Escola Militar do Largo do São Francisco, onde permaneceu até 1821. Foi cadete, alferes e tenente. Quando concluiu o curso, foi incorporado ao 1.º Batalhão de Fuzileiros.