Rádio Colmeia FM

9ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em União da Vitória

 

Foto: Divulgação

A gestão e o financiamento na efetivação do Suas (Sistema Único de Assistência Social) foi o tema da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de União da Vitória, realizada nesta quarta-feira, 31, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), teve como objetivo analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e financiamento do Suas, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

O presidente do CMAS, frei Pedro Paulino da Silva, ressaltou que, a Conferência é um espaço democrático, que dá liberdade aos conferencistas para que eles possam exercer a cidadania.

Já a secretária municipal de Ação Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, relatou algumas das ações desenvolvidas em sua pasta, bem como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Casa Lar e Casa Abrigo.

Por sua vez, o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, salientou a importância de uma pessoa qualificada estar no comando da Secretaria, uma vez que, Mônica, além de assistente social, é formada em Direito.

O prefeito se emocionou ao falar de uma das prioridades da Secretaria de Ação Social, que é o atendimento às crianças da Casa Lar e Casa Abrigo e relatar o caso de três irmãos que estão na fila de adoção.

Pedro Ivo ainda falou de projetos que pretende implantar durante seu mandato, como o restaurante popular e a cooperativa de costureiras. E para finalizar, ele ressaltou a importância do evento e enalteceu a participação dos conferencistas. Para o prefeito, as pessoas que estão participando da Conferência são abnegadas pela causa social e imbuídas em ajudar àqueles mais vulneráveis.

 

Programação:

 

Pela manhã, o professor Carlos Eleandro de Oliveira, ministrou palestra sobre o tema da Conferência, “A gestão e o financiamento na efetivação do Suas”. Já no período da tarde foram realizados os grupos de trabalhos para debater os eixos temáticos, o cofinanciamento obrigatório da assistência social; gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; gestão do trabalho e gestão dos serviços, programas e projetos.

Também fez parte da programação a apresentação e votação das propostas, o referendamento dos delegados titulares e suplentes, que participarão da Conferência Regional, marcada para o dia 19 de agosto, além de delegados titulares e suplentes que participarão da Conferência Estadual, que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro.

Ainda foram referendados os conselheiros governamentais e da sociedade civil, titulares e suplentes, que integrarão o CMAS.

 

Abertura do evento:

 

Além do prefeito, da secretária de Ação Social e do presidente do CMAS, a abertura da Conferência foi prestigiada pelo vice prefeito, Jair Brugnago, comandante da Polícia Militar, major Emerson Luiz Pinto, vereadores, Carlos Humberto Topolski e Carlos Romeu Bueno, chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Margarete Augusto Sá e representando o Núcleo Regional do Serviço Social (Nucress), Adriana Cristina Nepomoceno.