A partir da próxima terça-feira, 29, o botão do pânico já estará disponível para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica. Em ato simbólico, o lançamento aconteceu nesta sexta-feira, 25, na sede do Escritório Regional da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) em União da Vitória.
O botão funciona por meio do APP 190 PR, que já é utilizado para abertura de ocorrências, servindo também como forma de acompanhar a vítima, visto que a maioria das mulheres não busca apoio após a primeira denúncia.
Mostrar a vítima de que ela não está sozinha é um dos principais objetivos da Patrulha Maria da Penha, realizando um acompanhamento em especial com medida restritiva, visualizando a situação após o atendimento inicial da Polícia Militar.
Atualmente a patrulha atende 95 casos de violência doméstica e toda semana é realizada uma verificação, junto à Delegacia da Mulher de União da Vitória, dos casos de medida restritivas, novos ou que sofreram alguma atualização.
Como funciona o Botão do Pânico:
A ferramenta vem para completar o serviço da Patrulha Maria da Penha. Funciona por meio do APP 190 PR, já utilizado na abertura de ocorrências.
Os dados da vítima já são pré-cadastrados. Quando ela estiver em uma situação de violência doméstica, poderá fazer o acionamento da equipe da Polícia Militar com poucos toques.
A localização é feita com base na localização do celular. Com o acionamento, o aparelho inicia automaticamente a gravação de áudio do ambiente por 60s.
Para obter esse meio e poder utilizar o botão do pânico, a vítima deve ter medida restritiva pela Lei Maria da Penha.
Para quem já possui a medida, a concessão de acesso à utilização de botão do pânico pode ser feita na Delegacia da Mulher.
**Da redação com informações Portal da Cidade União da Vitória