Rádio Colmeia FM

Abatedouro de peixes é inaugurado em Porto União

Foto: Divulgação

O abatedouro da família Vogel foi inaugurado no final da tarde de sexta-feira, 12, no Distrito de São Miguel da Serra, em Porto União. O prefeito Anízio de Souza e o vice-prefeito Aloísio Salvatti participaram da inauguração, junto com outros integrantes da administração municipal.

Criadores de tilápias, Adão Vogel e sua mulher Margarida e seu filho Joacir, decidiram há dois anos, que precisavam agregar valor em sua produção de peixes. Foi quando surgiu a ideia de construir um abatedouro, para escoar a produção própria. De lá para cá, muito trabalho foi necessário para a construção do local e de todas as licenças e enquadramentos necessários para o funcionamento. Trabalho que foi auxiliado pela médica veterinária Ester Drosdoski, que orientou a família em algumas questões.

Há alguns meses o trabalho gerou resultado, com o início da produção dos Filés de Tilápias Vogel sendo comercializado em Porto União. O primeiro peixe produzido, abatido e empacotado no município e região. Por enquanto, os produtos estão à venda em alguns supermercados da cidade, mas em breve os pontos de venda serão ampliados.

Adão falou um pouco sobre a ideia, “Precisávamos agregar valor ao nosso peixe e por isso surgiu a ideia. Ficamos dois anos estudando e planejando a possibilidade da construção. Como não havia nada na região, precisávamos planejar bem esse passo. É um sonho nosso sendo realizado”, afirmou ele.

O secretário de Agricultura Roberto Bonfleur destacou ainda que esse momento é histórico. “Para nós é gratificante, pois vemos uma evolução do comércio do Peixe em Porto União. É uma grata satisfação ver um produtor rural que assumiu essa ideia. Vários supermercados já estão comercializando esse peixe, que é nosso, produzido aqui em Porto União, isso é uma conquista, pois aproximadamente em 100 km tanto no sul do Paraná como Norte de Santa Catarina não existe um abatedouro. E eles já estão produzindo mais de dois mil quilos por mês de filés, o que representa cerca de seis mil quilos de tilápia beneficiado”, explicou.

Foto: Divulgação

A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, já auxiliou na construção de muitos tanques para criação de peixes no interior do município e é um setor que cresce a cada ano com a parceria com outros órgãos públicos e associações.

“Tem que dar os parabéns a essa família. A administração municipal apoiou a construção do abatedouro, mas se não fosse o esforço da família nada disso estaria acontecendo. Com certeza é um empreendimento que irá beneficiar o município. Realmente é um produto com qualidade excepcional e pioneira em nossa região e que podemos explorar muito ainda”, relatou o vice-prefeito Salvatti.

O prefeito Anízio, desde que assumiu a administração municipal tem dado todos os incentivos possíveis para o aumento de criação de peixes e o fortalecimento da associação dos piscicultores, inclusive com a doação de um terreno para a construção de um frigorífico para a Associação dos Aquicultores do Vale do Iguaçu (EcoPeixe). “É um sonho da família, mas também um sonho meu e do Salvatti, pois temos um manancial muito grande de água e quase todas as propriedades rurais tem tanque para produção de peixes, e desde que assumimos a administração municipal temos um projeto de incentivo a produção de peixes no município. É um produto que com certeza irá agregar valores aos produtores rurais em porto União”, destacou Anízio.

A família já pensa em aumentar o empreendimento e aproveitar tudo do peixe, desde o espinho até as partes descartadas da carne.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.