Ícone do site Rádio Colmeia FM

Abril Azul pauta terapias e inclusão na Câmara de vereadores de Porto União

Imagem de reprodução

Durante a sessão da Câmara de Vereadores, realizada na noite de ontem, a vereadora Aninha do Salão utilizou a tribuna para destacar a importância da equiterapia no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A parlamentar defendeu a ampliação do acesso a esse tipo de tratamento e sugeriu, inclusive, a construção de uma parceria com o CTG para viabilizar o projeto no município.

A equiterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação física, emocional e cognitiva. Por meio dos movimentos do animal, que estimulam o equilíbrio, a coordenação e a postura, a prática também favorece o desenvolvimento da atenção, da comunicação e da interação social. Para crianças com TEA, os resultados têm sido bastante positivos, contribuindo para avanços significativos no comportamento e na qualidade de vida.

A proposta ganhou reforço com a manifestação do vereador Gildo Luiz Masselai, que ampliou o debate ao sugerir também o uso da piscina do Grêmio Ribeiro Pires, atualmente administrada pelo município, como alternativa para oferecer outras formas de terapia às crianças. A ideia é aproveitar estruturas já existentes para fortalecer o atendimento e ampliar as possibilidades de cuidado.

As discussões ocorreram em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. A iniciativa busca dar visibilidade às necessidades das pessoas com TEA, que frequentemente dependem de diferentes terapias para seu desenvolvimento, reforçando a importância de políticas públicas que ampliem o acesso a tratamentos eficazes e inclusivos.

Sair da versão mobile