
A tradicional Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo terá uma mudança significativa em 2025: pela primeira vez, o evento não acontecerá na Praça Hercílio Luz, em Porto União, mas sim em União da Vitória.O tema muito polêmico ganhou as redes sociais e muitos foram os questionamentos por parte da população.
O prefeito Juliano Hassan chegou a usar a tribuna da Câmara de Vereadores para explicar suas exigências em relação à Festa para que os organizadores pudessem contar com o apoio da administração. E na noite de ontem foi a vez do presidente da associação empresarial, detentora dos direitos da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo, usar a tribuna para esclarecimentos.
Na ocasião,Vanderlei destacou os benefícios econômicos que a festa traz ao município e buscou esclarecer dúvidas acerca da alteração do local, explicando que a mudança está relacionada a condições estabelecidas pelo Poder Executivo.
Vanderlei também detalhou como ocorreram as primeiras negociações para a escolha do novo espaço. Entre as alternativas avaliadas estiveram o Instituto Grunnenwald, o Estádio Antiocho Pereira e o Estádio Armando Sarti. No entanto, após análise da diretoria, a opção considerada mais viável foi a área localizada atrás da rodoviária de União da Vitória, que, com os ajustes necessários e a devida autorização, se mostrou a melhor solução para sediar a festa neste ano, tendo sido este o local aprovado pela diretoria.
Vanderlei foi questionado pelo vereador Luiz Alberto Pasqualin se procede que a prefeitura declarou não ter interesse na realização do evento e Vanderlei foi categórico em sua resposta:
O presidente da ACIPU fez questão de esclarecer ainda um ponto importante sobre o apoio da prefeitura. Segundo ele, quando menciona a parceria do Poder Público, não está se referindo a recursos financeiros diretos, mas sim ao apoio logístico e às melhorias estruturais no entorno do local de realização. Essa colaboração é vista como fundamental para garantir segurança, acessibilidade, mobilidade e o bom andamento do evento, que tradicionalmente atrai milhares de pessoas e beneficia a cidade como um todo.
Já o vereador Sando Calicoski atribuiu parte da decisão de mudança do local aos comerciantes do entorno da festa, que comercializam bebidas a preços inferiores dos praticados na barracas da festa.
Polêmicas à parte, a Festa já está encaminhada e o espaço onde aconteceu o Festival da Cerveja já foi aprovado pelos frequentadores. A Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo acontece sempre no segundo final de semana do mês de dezembro e promete muita alegria, diversão, tradição e música de qualidade seja em Porto União, ou seja em União da Vitória.
