Rádio Colmeia FM

Administração de Porto União discute problema de animais abandonados

 

Foto: Divulgação

 

Alguns dos integrantes do Grupo de Protetores de Animais denominado “Nós Amamos Animais – Porto União e União da Vitória” estiveram reunidos no gabinete na manhã desta terça-feira, 11, com o prefeito Anízio de Souza, o vice-prefeito Aloísio Salvatti, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente (SDESMA), Christian Martins, e com o diretor da secretaria Júlio Chaikowski.

Na reunião foi discutida a situação das cidades em relação aos cães abandonados e como o Grupo age, quando há necessidade da retirada de algum animal da rua, devido à doença, atropelamento, maus tratos entre outros problemas.

O Grupo quer uma parceria com a prefeitura para que possam melhorar este trabalho voluntário. “Basicamente queremos a conscientização da população sobre os cuidados com os animais de rua. O grupo de voluntários recolhe cães atropelados, sem castração, com maus tratos entre outros. Por isso, queremos que a prefeitura seja parceria com a nossa causa. Fomos informados que as duas cidades estão formando um consórcio para cuidar de problemas comuns entre elas, e isso será bom para unir as duas prefeituras por um mesmo objetivo”, destacou um dos voluntários Plinio Herculano Imlau Junior.

A integrante do Grupo de Protetores, Ester Farah de Paula, mostrou a intenção de doar um terreno para a construção do espaço, que serviria de um lar de passagem para os animais até a sua recuperação e a sua devolução ou adoção.

Para o prefeito Anízio o primeiro passo foi dado na segunda-feira, 10, com a reunião entre as duas prefeituras para juntas resolverem os problemas que atingem as duas cidades. “A preocupação maior é com os cães de ruas, para que haja um controle de doenças e que sejam castrados, ou seja, que tenha uma solução para este problema. Paralelo a isso aconteceu uma reunião na segunda, onde foi discutida a mesma coisa”, afirmou. Após essas duas reuniões ficou definida a criação de um conselho. “Haverá também um local para que esses cães possam ser tratados, castrados e em seguida sejam doados. Assim acreditamos que, em longo prazo, haja uma diminuição desses animais de ruas”, destacou o prefeito Anízio.

O vice-prefeito sugeriu que seja criada uma campanha nas escolas para conscientizar as crianças, “através das crianças teremos multiplicadores dessas informações para os adultos. Elas serão as primeiras a cobrar do pai e da mãe os cuidados com os animais”, falou Salvatti.

Martins que participou das duas reuniões destacou a importância dos Consórcios. “Por uma determinação do prefeito Anízio, eu e o vice-prefeito Salvatti estivemos reunidos com prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, e sua equipe para tratar dos consórcios intermunicipais. Nele está incluída a proteção de animais abandonados. Cabe ao poder público desenvolver uma rede de proteção e estamos nos organizando. Os Consórcios serão comandados pelos vice-prefeitos Jair Brugnago (União da Vitória) e Aloísio Salvatti (Porto União)”, explicou.

 

O Grupo Nos Amamos Animais – Porto União e União da Vitória:

 

O Grupo foi formado no Facebook por voluntários que amam animais e que acabaram se reunindo para diminuir o sofrimento de muitos animais de rua. O grupo incentiva campanhas de castração e de adoção de animais e não a compra e reprodução. O GRUPO INCENTIVA CAMPANHAS DE CASTRAÇÃO E DE ADOÇÃO DE ANIMAIS E NÃO A COMPRA E REPRODUÇÃO