Rádio Colmeia FM

Administração de União da Vitória estuda campanha de castração de cães

 

Na manhã dessa terça-feira, 21, o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, reuniu-se com a Coordenadoria de Proteção Animal, representantes de clínicas veterinárias do município e da Uniguaçu. O objetivo do encontro foi estabelecer ações para a realização da campanha de castração de cães.

De acordo com Pedro Ivo, a prefeitura e a Coordenaria de Proteção Animal, estudam algumas propostas. Uma é a possibilidade de clínicas veterinárias realizarem a castração e disponibilizarem medicamentos e os cuidados pós operatórios. Outra, as clínicas veterinárias fornecerem apenas a mão de obra. Com isso, a Uniguaçu disponibilizaria o espaço, o material e os medicamentos.

Nos próximos dias as clínicas veterinárias, bem como a Uniguaçu repassarão os valores desses procedimentos à Prefeitura, que analisará qual proposta deve ser implantada.

Segundo o prefeito, a campanha de castração terá como público alvo os cães que vivem nas ruas e será iniciada em locais com maior número de animais, como os bairros, Limeira, Rio D’Areia, Serrajão, João Paulo II e Lagoa Dourada.

O trabalho de controle populacional de cães terá início com o recenseamento dessa população, que contará com o apoio do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º B E CMB BLD), o qual cederá soldados para auxiliarem na ação.

E para a realização desse trabalho, a administração municipal ainda estuda a possibilidade de firmar uma parceria com Porto União. O objetivo é levantar a população de cães dos dois municípios.

Na sequencia, a intenção da prefeitura é implantar o programa de chipagem dos animais. E, posteriormente, deverá ser construído um canil de passagem para castrações, que atenderá cães que vivem nas ruas.