A Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), oferecem o curso de Jovem Aprendiz, em que 135 adolescentes participam das atividades semanalmente. O objetivo é a preparação dos participantes para o mercado de trabalho. Para fazer parte do curso é preciso ter de 14 a 17 anos, frequentar à escola e estar inscrito no Cadastro Único.
O curso tem duração de um ano com carga horária de 120 horas. No CRAS do Rocio, 20 adolescentes participam das atividades e as aulas são às terças-feiras. No São Cristóvão, são quatro turmas diferentes: segundas-feiras à tarde com 20 adolescentes, às quintas-feiras manhã e tarde com 30 adolescentes em cada turma, e às sextas-feiras à tarde com 30 participantes.
A capacitação oferece orientações para o mercado de trabalho e visa à capacitação profissional dos adolescentes. A Associação de Educação Familiar Paranaense e Social do Paraná é parceira da ação e auxilia nas contratações. “Nós do CRAS ficamos muito felizes vendo tantos adolescentes em busca de conhecimentos e de perspectivas positivas para a vida. A nossa equipe acredita e incentiva esses grupos com a certeza de um futuro melhor para todos!”, ressalta a secretária de Assistência Social em exercício, Marli Oanieski.