Rádio Colmeia FM

Agentes Comunitários de Saúde recebem orientações

Foto: Divulgação

Planejar ações, trocar experiências e receber capacitação. Esses são os principais objetivos das reuniões realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Semanalmente, os encontros acontecem entre os profissionais de cada unidade de saúde, e, uma vez por mês, as reuniões são realizadas com todos.

Nesta semana, no Auditório da Fundação Municipal de Cultura, o encontro mensal teve a participação dos profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de União da Vitória.

Na oportunidade, eles apresentaram o projeto de prevenção às deficiências, desenvolvido pela entidade, e que terá o apoio da Fundação Municipal de Saúde (Fusa).

A coordenadora das unidades de saúde, Ester Muller, ressalta a importância em detectar, precocemente, as alterações em crianças, principalmente, nos primeiros meses de vida, para que seja realizada uma avaliação, e iniciado o tratamento, quando necessário.

O encontro também teve a participação da assistente social, Márcia Ribas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que repassou informações relacionadas ao programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os ACS sanaram dúvidas em relação as orientações que devem repassadas às famílias beneficiarias.

Para a diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, é fundamental a realização desses encontros, que possibilitam, principalmente, a troca de experiências entre os profissionais. “Precisamos de pessoas capacitadas para atender bem nossa população”, reforça

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, lembra que, a saúde é umas das áreas prioritárias de investimento em sua administração. “Além da capacitação dos profissionais, temos trabalhado para viabilizar recursos para obras de infraestrutura, como a construção de novos postos, e a implantação da Unidade de Pronto Atendimento Emergencial, a UPA 24 horas, que já tem recursos liberados pelo Governo Federal”, indica.