Rádio Colmeia FM

Agricultores de Cruz Machado participam do Programa de Aquisição de Alimentos

 

Foto:Divulgação

 

A Secretaria de Agricultura de Cruz Machado realizou nesta quarta-feira, 3, uma reunião sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Cerca de 70 agricultores participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Estiveram presentes também o prefeito, Antonio Luis Szaykowski, vereadores, membros das entidades da Casa Familiar Rural, Emater, Cresol, Cooperativa Coopafi, Vigilância Sanitária e presidentes das Associações dos Agricultores.

Segundo o secretário de Agricultura, Silvio Kazenoh, o programa tem como função levar os alimentos de boa qualidade da produção até às entidades. “O programa tem como objetivo ampliar e valorizar os trabalhos dos agricultores cruzmachadenses, e também incentivar a agricultura familiar, através de geração de renda”, acredita.

O prefeito Antonio comentou sobre os benefícios que os agricultores estão recebendo pela sua administração e colocou a disposição toda a estrutura que for necessária. “O PAA é uma grande parceria entre a nossa administração e os agricultores familiares. Estamos sempre discutindo as nossas ações, tudo pensando no benefício dos agricultores do nosso município”, explica.

Os técnicos da Vigilância Sanitária falaram sobre os processos que os alimentos devem passar, como devem ser entregues, tudo dentro das normas da Saúde. A Secretaria da Agricultura também dará suporte técnico aos agricultores do programa, como orientação de técnicos, cursos do SENAR e promoverá visitas técnicas e dias de campo.

A Secretaria de Agricultura, juntamente com as Cooperativas Coopafi e Cooavi, está organizando novos mercados e novos projetos, como de leite, piscicultura, ovos e frango caipira. Atualmente o programa possui 47 produtores cadastrados que realizam a entrega dos produtos em 29 entidades do município.

O PAA foi criado em 2003 e é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.