Rádio Colmeia FM

Agricultores do Planalto Norte estiveram reunidos em Porto União

 

Foto: Divulgação

 

A Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região da Erva Mate (Astramate) reuniu em Porto União diversos sindicatos de agricultores da região na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto União nesta sexta-feira, 14. Estiveram presentes na reunião o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, o prefeito Anízio de Souza, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Mario Orth, a secretaria da Fetaesc, Agnes Weiwanko, entre outras autoridades.

Dresch falou sobre a reunião com o Governador João Raimundo Colombo nesta semana, onde foram entregues as reinvindicações dos agricultores registradas na Pauta do Grito da Terra 2013/2014, entre elas a melhoria das estradas de acesso a municípios catarinenses, importantes para o escoamento da produção agrícola entre elas, a BR 280 de Porto União à Canoinhas, também a ligação entre o Vale do Itajaí e o Planalto Norte, ligando Dr. Pedrinho a Itaiópolis. Ainda a estrada do município de Santa Terezinha que liga o Alto Vale a BR 116 no Planalto Norte do Estado. Além da ferrovia aos portos catarinenses.

“Estão aqui os nossos parceiros, a agricultura precisa estar bem para a cidade ir bem, mas tem algumas coisas que precisamos buscar que não conseguimos sozinho. Alguns pontos foram pontuados, quando entregamos para o governador uma série de reivindicações, entre eles as principais que são: educação, saúde, segurança e da comunicação no interior. Tratamos com ele do êxodo rural, internet e sinal de celular no interior. Muitos jovens saem do interior porque não tem uma estrada boa, um sinal de telefone bom ou uma internet”, explicou Dresch. De acordo com ele, muitas propriedades rurais de Santa Catarina não tem um sucessor, porque os filhos acabam indo para a cidade, local onde tem mais conforto para morar.

O prefeito Anízio destacou a importância do movimento sindical para buscar melhorias para a classe. “Acho de fundamental importância o apoio que a Fetaesc dá ao agricultor e ao sindicato dos agricultores. Somos parceiros em tudo e vamos continuar sendo parceiro no que for preciso. A administração deve apoiar o trabalho de vocês, se não for dessa forma acabamos ficando pelo caminho, temos que acompanhar e incentivar os agricultores da nossa cidade, por isso a importância do Sindicato que dá um respaldo”, falou.

O presidente da Astramate, Edmar Padilha, destacou a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, que auxiliou os agricultores na questão da habitação rural da região, “A demanda de habitação rural é grande na região. Por isso estamos fazendo este trabalho em conjunto com a Caixa. Trabalhos também as políticas públicas, como melhorias de estradas, segurança no meio rural, melhorias na comunicação. Fala-se muito em êxodo rural, os filhos dos agricultores saem porque não tem um sinal de telefone bom ou mesmo um sinal de internet. Colocamos isso tudo na pauta do Grito da Terra, para que os governos possam ajudar a dar condições de vida digna no meio rural, para que o agricultor viva bem também”, destacou Padilha.