As alunas Laís Eduarda Lipinski e Isadora Macieiro dos Santos, do Colégio Estadual José de Anchieta de União da Vitória, e mais três colégios, sendo dois de União da Vitória e um da cidade de São Mateus do Sul, estarão representando o Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, na cidade de Foz do Iguaçu, na edição de 2018 da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, nos dias 24 à 27 de abril.
A confirmação da participação do Colégio José de Anchieta no evento aconteceu no final da tarde de segunda-feira, 02 de abril, através do facebook do educandário, que faz um elogio as duas alunas e a professora Andréa Lourenço, que é a responsável pela orientação do projeto junto as jovens.
O projeto apresentado por Laís Eduarda Lipinski e Isadora Macieiro dos Santos, é para fazer o bom uso da água da chuva no espaço do educandário, onde será colocado caixas de água para fazer o armazenamento, e em seguida, a água da chuva poderá ser utilizada para a limpeza das salas e dos banheiros do colégio. O diferencial do projeto é que o Colégio Estadual José de Anchieta fica localizado na área central de União da Vitória, e para ser aproveitado a água da chuva e participar do projeto, foi colocado essa ideia de utilizar a água para a limpeza do ambiente escolar.
A professora Andréa Lourenço destacou em entrevista como foi a ideia de participar do projeto e enfatizou que parte de professores e direção do colégio deram muito suporte, mas que toda a ideia e ação são das alunas.
A jovem Laís Eduarda Lipinski, será a porta voz do projeto na cidade de Foz do Iguaçu, onde no dia da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, fará a explicação da pauta para um grupo de estudantes e membros do Governo do Paraná no setor de Educação e Meio Ambiente. Laís explicou como é o projeto e a expectativa de ir para a Foz do Iguaçu.
Lembrando que a Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente na cidade de Foz do Iguaçu, será nos dias 24 à 27 de abril. Já a agenda oficial em Brasília não tem data confirmada.