Ícone do site Rádio Colmeia FM

Alunos das escolas municipais recebem certificado do programa “Um Olhar para o Futuro”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os alunos do quinto ano do ensino fundamental receberam nessa semana o certificado de conclusão do programa “Um Olhar para o Futuro”. O evento aconteceu no salão da igreja ucraniana. Na segunda-feira, 25, os alunos da Escola Municipal Boleslau Sobota e Escola Municipal Lauro Muller Soares participaram da cerimônia e na terça-feira, 26, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Bronislau Kapusniak e Escola Municipal Milene Barczak.

Na terça-feira, o aluno Élio Ferreira dos Santos, que possui deficiência visual, declamou sua poesia “Um Futuro Melhor e Mais Seguro”, que conquistou o terceiro lugar do concurso interestadual “Poupar é olhar para o Futuro”.

O programa “Um Olhar para o Futuro” foi criado pelo Instituto de Formação do Cooperativismo (Infocos) e é desenvolvido pelo Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais.

A Cresol Cruz Machado realizou o programa que atendeu as quatro escolas do município. Ao todo foram 15 turmas do quinto ano do ensino fundamental que participam do projeto. Mais de 270 alunos, que residem na cidade e no interior do município, tiveram uma nova visão sobre o cooperativismo. As aulas foram ministradas pelo membro do Conselho Fiscal da Cresol, Jonas Paulo Uss.

O programa busca despertar o conhecimento sobre o cooperativismo, cidadania e de como é o funcionamento de uma cooperativa. “O objetivo deste programa é ajudar na formação destas crianças, para que no futuro tenhamos adultos mais conscientes e uma sociedade mais justa e desenvolvida”, destaca Uss.

A Educação Cooperativista ensina às crianças, a cidadania responsável e a necessidade de saber e estarem envolvidas nas questões sociais. Desta forma, elas podem compreender melhor sobre as responsabilidades em relação a elas mesmas, suas famílias, sua comunidade e o meio ambiente.

Sair da versão mobile