Ícone do site Rádio Colmeia FM

Alunos fazem passeata em prol de uma educação melhor

 

Foto: Marciel Borges

Na manhã desta quarta-feira, 6, vários alunos da rede estadual de ensino de União da Vitória, se reuniram na Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória para pedir atenção dos governantes em prol de uma educação melhor dentro de sala de aula.

A passeata foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) local e regional para a mobilização dos alunos em pedir que os recursos para área da educação sejam aumentados.

Segundo o presidente da UNE em União da Vitória, Nelson Ronaldo Pedroso, a mobilização aconteceu em várias cidades do Brasil. Em pauta na mobilização dos estudantes estão o aumento de 10% do repasse dos recursos do Produto Interno Bruto (PIB), 100% dos repasses do Pré Sal, 50% das vagas em faculdades públicas e o livre acesso no transporte público. “Esses são alguns dos pedidos colocados em pauta nas passeatas realizadas em todo o país em especial em União da Vitória” diz o presidente.

O percurso realizado pelos alunos seguiu pelas principais vias de União da Vitória, como a avenida Manoel Ribas e a rua Professora Amazília. Duas paradas foram realizadas, uma em frente a prefeito de União da Vitória onde os alunos fizeram o seu grito de “guerra”, para o puder público local. Após sair da frente da prefeitura a próxima parada foi na frente do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, que corresponde a área de atuação da Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul do Paraná). Ali os estudantes foram recepcionados pelo chefe do núcleo professor Adilson Machado, que se comprometeu a levar ao Secretario de Educação do Paraná Flávio Arns, e ao Governador Beto Richa as reivindicações dos alunos.

 

Lembre de uma mobilização da UNE local

 

Uma das mobilizações realizadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em União da Vitória, foi em 2011, onde os acadêmicos da Fundação Municipal Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), foram para as ruas principais de União da Vitória e Porto União solicitar ao governo local, estadual e federal para que a Uniuv se tornasse uma instituição federal.

Na época somente os vereadores de Porto União conversaram com aos acadêmicos que solicitavam a federalização da Uniuv.

 

Sair da versão mobile