Para marcar a Semana do Contestado, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizaram uma palestra para os alunos de Porto União.
Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União e o professor Aluizio Witiuuk, os alunos da Rede Municipal e Particular de Porto União tiveram uma manhã bem diferente.
Na manhã desta quarta-feira, 21, no Cine Teatro Ópera, mais de 300 alunos participaram da “Semana do Contestado”, onde na oportunidade, o Witiuk repassou de um modo simples a história do Contestado, ocorrido entre outubro de 1912 – agosto de 1916, nos estado do Paraná e Santa Catarina.
A palestra marca a Semana do Contestado, onde o objeto é levar ao conhecimento dos alunos, o que foi esta guerra e a criação de Porto União da Vitória.
A palestra teve inicio às 9h e o seu termino foi ás 11h30. Os alunos puderam ver fotos, vídeos e participaram ativamente durante toda a palestra. Ao final do evento foi entregue um livro ilustrado da Guerra do Contestado denominado “Conte o Estado A Guerra do Contestado”, dos jovens Alexandre Faber Sucharski e Rafael Faber Sucharski.
O secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, comentou sobre a parceria e da entrega dos livros para os alunos.