Rádio Colmeia FM

Amsulpar tem território regional homologado na esfera Federal

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) se reuniram no final da manhã de sexta-feira, 15 para tratar de assuntos relacionados à Entidade e seus serviços. O novo delegado Chefe da 4ª SDP, André Vilella, fez a sua apresentação, o representante da Unicentro teve um espaço para falar sobre cursos à distancia e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvale) apresentou um resumo da ações realizadas pelo sistema e projeções de novas diretrizes. Contudo, o evento principal foi a fala sobre o Território Vale do Iguaçu.

A reorganização do território é primordial aos dez municípios, tanto para firmar as conquistas já recebidas quanto para ser ferramenta na busca de recursos por parte dos prefeitos. Ainda foi feito o sorteio da ordem de serviços que serão executados pela Patrulha do Campo e escolhida a diretoria do Consórcio que irá coordenar os trabalhos. O prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, foi escolhido para presidir o Consórcio. São João do Triunfo foi sorteado e será o primeiro município a receber a patrulha.

 

Território Vale do Iguaçu

 

A organização do Território teve início em 2008 com participação de 3.800 pessoas em 350 eventos com comunidades rurais, lideranças e demais conselhos. Com a participação de 15 instituições foi formado um Conselho Gestor. Agora é necessário montar um novo Conselho. Outra questão importante é acompanhar os projetos que já estão em andamento. Para avançar as políticas públicas é importante que as administrações fortaleçam os Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural (CMDR). Na sequência, será necessário reestruturar o Conselho Gestor e organizar um fórum territorial. Provisoriamente, essas ações ficaram definidas para final de abril e início de maio, antes disso cada prefeitura fará a reestruturação das equipes municipais que atuaram nesse trabalho.

O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, sugeriu a realização do evento em seu município. Bem como, deixou clara a parceria com a Amsulpar. “Nós todos sabemos a importância disso”, disse. Pedro Ivo agendou uma conversa com o conselho gestor para os próximos dias. Será feita uma comissão, com participação do prefeito, para organizar esse evento. Enquanto isso os municípios organizam sua questão interna.

O Território possui um estudo, gerado a partir da sua organização, onde aponta os eixos prioritários que merecem atenção na região: organização da produção, comercialização e agroindústria; bovinocultura de leite; fruticultura, apoio à produção agrícola e diversificação da produção. Outra ação que teve êxito foi conseguir recurso para construir a Casa Familiar Rural no distrito de São Domingos, em União da Vitória. As próximas metas projetadas são: o Prorural para capacitar os agricultores, projetos para fortalecer as associações e trabalhar a regularização fundiária. Numa próxima reunião a responsável pelo desenvolvimento do Território, Terezinha Wengien Monte, apontará mais detalhes sobre as ações planejadas e seus respectivos benefícios aos municípios.

 

Cisvale

 

Toda a questão do Cisvale será analisada numa reunião específica com os prefeitos, nos próximos dias. Vários assuntos precisam ser tratados, como o concurso público, projetos futuros, a questão financeira como um todo e demais ações do Consórcio. Os prefeitos entendem que precisam de uma agenda específica para debater esse assunto. Pedro Ivo indica uma reunião, com presença dos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, para que o Cisvale faça um resumo de todas as suas atividades e ações, existentes e planejadas, dentro do Consórcio.