Ícone do site Rádio Colmeia FM

Anvisa aprova novas canetas de semaglutida, incluindo a primeira genérica 

Imagem de reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (17) duas novas canetas injetáveis à base de semaglutida, princípio ativo utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e também relacionado ao controle da obesidade. Entre os novos registros está o primeiro medicamento genérico de semaglutida do Brasil, produzido pela farmacêutica EMS. Também foi aprovado o medicamento similar Semaclique, da Germed.

Os medicamentos foram registrados para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 que não apresentam controle adequado da doença. A indicação prevê o uso associado a dieta e exercícios físicos, podendo ser administrado sozinho ou junto a outros medicamentos para diabetes. As aplicações são semanais e feitas por via subcutânea. A aprovação, porém, não significa que esses produtos possam ser utilizados para emagrecimento sem indicação médica.

A chegada do primeiro genérico deve aumentar a concorrência no mercado e pode contribuir para a redução dos preços. Os novos medicamentos ainda não estão disponíveis nas farmácias, pois é necessário aguardar a definição dos valores pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A Anvisa também destaca que a aprovação não significa substituição automática por outras canetas de semaglutida, sendo fundamental seguir a indicação e a prescrição de um profissional de saúde.

Sair da versão mobile