Rádio Colmeia FM

Apadaf recebe Comenda em sessão solene da Alesc

Foto: Agência Alesc.

Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf), representada pelo presidente Eufrazio Xavier de Barros recebeu nesta segunda-feira (23) a Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria máxima do Parlamento é concedida a personalidades e organizações que fazem a diferença, e a instituição de Porto União foi indicada pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB) em razão dos serviços prestados à comunidade do Planalto Norte, que também se estende aos municípios vizinhos do Paraná.

A sessão solene no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa (Alesc), lotou galerias e o saguão de entrada do Palácio Barriga Verde. A homenagem acontece uma vez a cada ano. Cada parlamentar indica seu homenageado entre àqueles que promovem o engrandecimento social, cultural, político e econômico do Estado. O deputado Aguiar foi o orador escolhido para falar em nome dos deputados, e observou que a entrega da Comenda é um orgulho para a própria Assembleia. “Essa é uma ação de todos os deputados, uma ação do Parlamento em prol da sociedade catarinense”.

Em seu discurso Aguiar destacou cada um dos homenageados e a necessidade de se preservar a memória viva de quem constrói o estado. “Com essas homenagens estamos destacando quem merece e valoriza a gente catarinense. Estamos falando de catarinenses ou de quem para cá veio, e Santa Catarina adotou. Estamos lustrando a história e isso é importante porque, de fato, feliz é o povo que preserva a sua memória. Mais importante é que quase todos os nossos homenageados aqui estão presentes, ou seja, têm o devido reconhecimento em vida. Todos nós devemos sempre buscar exemplos de inspiração para tentar fazer o melhor, nos espelhar em exemplos de quem age para transformar positivamente a sociedade”, enfatizou.

Além do presidente Eufrazio, a diretoria da Apadaf esteve representada na sessão pela vice-presidente Maria Izabel Banaszeski, o secretário Wilson Cesar Juszczak, a diretora pedagógica Sandra Mara Wimmer e pela orientadora Andréa Pavan.

Conduzindo a cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou a Comenda como um dos mais belos atos do Parlamento, uma ação que representa o desprendimento e a fraternidade que caracterizam o povo de Santa Catarina. “Esses lideres que constroem nas suas empresas, nas suas atividades sociais um exemplo para todos os demais catarinenses. Homenageia-se uma pessoa, mas simbolicamente homenageamos todo o voluntário, todo o empresário, todo o ativista que ajuda a construir Santa Catarina um estado diferente perante o cenário nacional”.

Como representante dos homenageados, Tatiana Lessa Soares Solonca, indicada para a Comenda pelo deputado José Nei Ascari (PSD), procurou entender o sentido da honraria. “Quando me foi indicada a homenagem, fui procurar o que era uma comenda. E é como se fosse um agradecimento àquela pessoa que fez algo relevante para a sociedade. Algo que eu fiz foi muito relevante, não para o João, mas para mim como ser humano. De me sentir útil, de fazer algo por alguém. E claro, foi devolvida através da vida e da saúde dele, e isso não tem preço. Poder conviver com as primeiras vezes na vida do João é algo que não tem valor que pague. A primeira vez na escola, a primeira vez que ele pôde comer uma comida que ele não podia antes, a primeira vez na praia, e nisso eu vou viver sempre com ele. A doação em vida te permite isso”, disse emocionada. A moradora de Santo Amaro da Imperatriz, ficou conhecida pela luta diária que travou em 2014 para perder quase 30 quilos e ter condições de ser doadora de parte do seu fígado para o menino João Vitor, de Palhoça.

Em setembro, também foi agraciado com a comenda o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. A homenagem foi justificada em reconhecimento à meritória carreira do magistrado e ao exemplo de coerência, dignidade, grandeza e sabedoria com que atua na defesa da ética, da justiça e da cidadania.

Foto: Agência Alesc.

Homenageados

 

Instituída pela Resolução nº 002 de 2008, a Comenda unifica as homenagens concedidas pelo Parlamento Estadual e tem a finalidade de prestigiar, sem qualquer diferenciação, todos os condecorados. Neste ano foram outorgadas 45 comendas, 40 indicadas pelos deputados titulares e cinco por parlamentares licenciados para assumirem secretarias no Executivo e por suplentes que assumiram cadeiras durante a 18ª Legislatura.

 

Os deputados e seus respectivos homenageados

 

 

Via Agência Alesc.