Rádio Colmeia FM

Após datas de final de ano Cruz Machado tem aumento de 50% dos casos de Covid-19

Ilustrativa

Após as datas comemorativas de final de ano, Cruz Machado obteve uma alta de 50% dos casos de Covid-19, de acordo com informações da secretária de Saúde, Irmã Halina. Nesta quarta-feira, 13, seis novos casos foram confirmados pelo boletim epidemiológico, totalizando 25 pacientes ativos. Desses, 23 estão em isolamento e dois seguem internados, com um paciente na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Divulgação

São 178 casos confirmados desde o início da pandemia, com 152 pacientes recuperados e um óbito, segundo a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Aline Scharan. “Temos hoje nove pacientes aguardando resultado”, disse.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/01/ALINE-SCHARAN-ENFERMEIRA-RESPONSAVEL-PELA-EPIDEMIOLOGIA-ATUALIZANDO-BOLETIN-CORONAVIRUS-EM-CRUZ-MACHADO.mp3

Irmã Haulina pede ajuda da população para resgatar e continuar utilizando as orientações de segurança contra o Coronavírus, como o uso correto da máscara, higiene correta das mãos, distanciamento físico e evitar aglomerações. A secretária ainda parabenizou um estabelecimento comercial da cidade por uma situação ocorrida nos últimos dias.

Uma pessoa tentou entrar no estabelecimento sem máscara e o funcionário chamou ao chamar a atenção, orientou e auxiliou a pessoa, pedindo para que ficasse do lado de fora e perguntando do que ela precisaria comprar. “Gostaria de dar esse exemplo para que toda população comece a agir dessa maneira”, colocou a secretária.  

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/01/IRMA-HALINA-SEC-DE-SAUDE-DE-CM-REFORCA-PEDIDO-PARA-POPULACAO-FIQUE-ATENTA-AS-MEDIDAS-DE-PREVENCAO-E-PROPAGACAO-AO-NOVO-CORONAVIRUS-PARA-EVITAR-ASSIM-O-AUMENTO-NO-NUMERO-DE-CASOS.mp3

Os cuidados são importantes também após fazer compras e chegar em casa da rua. Higienizar as embalagens, tomar banho, colocar uma roupa limpa, trocar a máscara frequentemente colocando-a para lavar em água e sabão também é essencial como ferramenta de prevenção.

O responsável pela Vigilância Sanitária, Cleidir Ksionzek, orienta os munícipes a continuar fazendo o uso das medidas preventivas, para que o vírus não se prolifere, utilizando principalmente a máscara. “Existe evidências científicas que ela ajuda na não contaminação do vírus”, pontuou.

De acordo com Ksionzek o trabalho da Vigilância Sanitária continua, realizando a fiscalização da área da saúde do trabalhador, averiguando surtos em empresas, verificando a possibilidade de modificações e fazendo orientações para que os trabalhadores tenham uma proteção maior.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/01/CLEIDIR-KSIONZEK-RESPONSAVEL-PELA-VIGILANCIA-SANITARIA-EM-C.M-ORIENTALCOES-A-POPULACAO-PARA-SE-PREVINIREM-CONTRA-O-COVID-19.mp3