Um incêndio florestal foi registrado na manhã dessa quarta-feira, 28 de outubro, por volta das 11h22 nas proximidades de Matos Costa. O Corpo de Bombeiros se deslocou até a localidade do Cerro do Galo para efetuar combate às chamas de uma plantação de eucalipto e pinus.
No local, que é propriedade da empresa Novacki em uma área de aproximadamente 20 alqueires, bombeiros e funcionários controlaram o fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros foi feito uso de batedores, sopradores a motor e realizado aceiro que consiste em desbaste em volta de determinado local para impedir a proliferação das chamas.
Também foi efetuada a proteção das residências próximas ao local do incêndio. Após extinção do fogo a guarnição retornou para a cidade de Matos Costa.
No período da noite, por voltas das 23 horas do mesmo dia, pai e filho tinham ido ao local do incêndio verificar os danos sofridos na plantação de Pinus e possíveis focos de incêndio que ainda restaram. Porém o filho se perdeu do pai em meio a fumaça e não manteve mais contato.
A guarnição então foi acionada pela esposa da vítima e iniciou buscas, pela área de aproximadamente 20 alqueires, chamando a vítima nas proximidades onde foi visto pela última vez. Em determinada parte do terreno o rapaz foi encontrado, bem debilitado e com dificuldade respiratória. Ele relatou que não conseguiu mais manter contato verbal devido ao cansaço e dificuldade de respirar ocasionada pela fumaça.