Capacitar profissionais do serviço público e criar redes entre profissionais são os objetivos do programa
Buscar caminhos para a melhor convivência com o autismo em União da Vitória, esta é à base do projeto de lei para a criação do “Programa de Capacitação Sobre o Transtorno do Espectro Autista” de autoria da vereadora Thays Bieberbach, aprovado em sessão ordinária da câmara de vereadores nesta segunda-feira, 18.
A aprovação unânime do projeto foi acompanhada por representantes da Associação autismo sem barreiras e pelo secretário de Acessibilidade Inclusão Social, Ednilson Godoy.
“Projetos como este que apresentamos, são fundamentais, especialmente por dois motivos principais: primeiramente, capacita profissionais do serviço público para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente na educação e atendimento das crianças da rede pública municipal e, em segundo lugar, cria redes entre profissionais, pais, mães e responsáveis para a convivência com o TEA, possibilitando trocas de experiências, espaços de diálogo e caminhos, a partir da realidade local, para garantir direitos às pessoas que possuem TEA”, explicou a vereadora.
Na justificativa do projeto é mencionado que outros municípios do estado do Paraná apresentaram projetos com teor parecido. No Brasil, estima-se que há uma população de dois milhões de pessoas vivendo com TEA.
Fonte: Portal da Cidade União da Vitória