Rádio Colmeia FM

“Um aro azul com fundo branco” marca o Dia Mundial do Diabetes

Foto: Divulgação

Dia 14 de novembro é marcado por este símbolo que visa chamar atenção para o Diabetes, doença que afeta mais de 10 milhões de brasileiros. Fugir do sedentarismo, evitar o estresse e cuidar da alimentação são atitudes que podem evitar a progressão do problema. O médico endocrinologista da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, Teófilo Mamcarz, orienta ações preventivas e detalha a doença.

 

O que é Diabetes?

 

“De uma forma simplificada é o excesso de açúcar no sangue”, explica Teófilo. A glicose, transformada pelo organismo (aparelho digestivo), é transportada pelo sangue para fornecer energia às células. A ausência de insulina, por deficiência ou produção insuficiente, não permite que o organismo assimile esse açúcar e eleva a taxa dele no sangue, gerando a hiperglicemia: diabete. “A insulina é o facilitador, sem ela acarreta nesses prejuízos”, acrescenta o endocrinologista.

 

Quantidade aceitável:

 

Até 99 miligramas (mg) em cada 100 ml de sangue é normal, de 100 a 126 mg é uma situação de carece de um exame de sangue mais detalhado, sendo entendimento clinicamente como pré-diabetes .

 

Sintomas:

 

Muita sede, lábios secos, franqueza, excesso de urina e cansaço, demora para cicatrizar ferimentos e alterações sexuais podem ser sinal da doença. “Em função desses sintomas o ideal é fazer o exame”, explica Teófilo. “Para detectar o nível de açúcar”, acrescenta. Sendo indicado aglicemia capilar ou HGT (Hemoglicoteste) em jejum.

 

Superação:

 

“Melhorar os hábitos alimentares”, salienta o endocrinologista, tirando os carboidratos refinados, açúcares e doces, restringindo o consumo dessas guloseimas. Outra medida indicada é programar caminhadas e exercícios físicos, evitando o sedentarismo. “Se movimentar um pouco mais e evitar o estresse no trabalho”, completa. Essas ações podem reverter o quadro e evitar o avanço do diabete, especialmente para pessoas com taxa de glicose detectada entre 100 e 126 mg por 100 ml de sangue.

 

Combate:

 

“Esse dia 14 foi estabelecido como Dia de Combate ao Diabetes”, conta Teófilo. Com ações de esclarecimentos, vida mais saudável e orientações sobre a doença, realizadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ambas representadas em União da Vitória pela regional de Santa Catarina.

 

Símbolo:

 

“Um aro azul com o fundo branco, para chamar atenção”, justifica o médico endocrinologista. Vários locais e monumentos são decorados com esse arco azul, da mesma forma que o outubro rosa ou o novembro azul, para caracterizar o diabetes e chamar o foco da atenção para a doença que pode ser combatida, com mais eficiência, ainda, sendo detectada em estágio inicial.

 

Mais informações:

 

http://www.diamundialdodiabetes.org.br ou www.sbemsc.org.br