Rádio Colmeia FM

Assaltantes explodem agências bancárias e fazem reféns em Criciúma

Foto CAIO MARCELLO AGIF ESTADÃO CONTEÚDO

Criciúma viveu momentos de tensão nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira, 1º de dezembro. Agências bancárias foram saqueadas por 30 criminosos que cercaram os acessos do município e renderam populares e funcionários municipais que realizavam a limpeza das ruas.

Ao menos duas pessoas ficaram feridas sendo eles um vigilante e um policial militar. A ação foi realizada na área central da cidade e teve grande repercussão nas redes sociais. É possível ver em diversos registros a movimentação de homens portando e disparando com armamento de grosso calibre.

Estima-se que a ação tenha iniciado por volta da meia noite e terminado às 2 horas, momento em que uma espécie de carreata foi testemunhada pelas ruas do município. Todos os carros eram de luxo. Logo após as imagens que indicaram a saída dos bandidos, objetos apontados como supostos artefatos foram fotografados em diversos pontos do centro da cidade.

Muitas notas de dinheiro foram espalhadas pela cidade e no transcorrer na da madrugada, moradores saíram para “pescar” as notas. Foram apreendidos cerca de R$ 810 mil e quatro pessoas presas por volta das 4h desta terça-feira. Segundo o tenete-coronel Cristian Dimitre Andrade do 9º Batalhão da Polícia Militar, no momento da explosão de um dos bancos muito dinheiro voou e alguns moradores estavam pegando este dinheiro. “Encontramos quatro suspeitos carregando duas malas cheias de dinheiro, próximo do local”, disse.

Quem for flagrado pegando este dinheiro na rua também estará praticando um crime e poderá ser responsabilizado criminalmente, de acordo com Paulo Koerich, delegado-geral da Polícia Civil. “Esse dinheiro foi roubado, é produto de crime”, apontou.

Ainda de acordo com Koerich, Santa Catarina pedirá auxílio para Rio Grande do Sul e Paraná para a localização dos envolvidos no crime. Já na manhã dessa terça-feira, a Polícia de Criciúma encontrou dez carros abandonados em um milharal na cidade de Nova Veneza, cerca de 18km de Criciúma. Segundo informações abandonaram os veículos e fugiram de barco.

Imagem: Papanduva Notícias
Imagem: Papanduva Notícias
Imagem: Papanduva Notícias

Por volta da meia noite, início da ação dos criminosos, a Rádio Eldorado, emissora de rádio de Criciúma, começou a cobertura do assalto as agências bancárias, o maior já registrado na cidade. Os profissionais Dante Bragatto Neto e João Paulo Messer faziam a divulgação de informações quando receberam ligações, ordenando o encerramento da transmissão, ou a emissora sofreria retaliações.

Segundo o radialista João Paulo Messer, os profissionais acharam que poderia ser trote, mas as ligações perduraram e a Polícia Militar orientou os mesmo a pararem a programação e permanecerem dentro da emissora.

Reportagem em andamento, a qualquer momento mais informações