Rádio Colmeia FM

Assistência Social organiza capacitação para profissionais que atuam com crianças e adolescentes

 

Foto: Divulgação

A secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, reuniu funcionários do departamento, e demais profissionais do município, para palestra de capacitação no atendimento prestado à crianças e adolescentes. O psicanalista Robson Mello fez apontamentos e sugeriu diretrizes para detectar problemas e encontrar formas adequadas de entender as situações e superá-las, resolvendo questões relativas ao tratamento de forma satisfatória, adequada e qualificada. A atividade foi realizada no auditório da OAB/União da Vitória, na tarde de sexta-feira, 6, e contou a participação do prefeito Pedro Ivo Ilkiv e secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski.

Mônica salientou a presença de diretores e pedagogos de escolas estaduais e municipais, conselheiros tutelares, mães sociais da Casa Abrigo e Casa Lar e profissionais do departamento de Assistência Social. “Para capacitar e orientar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes”, esclareceu.

Robson Mello mencionou que o enfoque principal da palestra foi instrumentalizar os profissionais. “Passando informações para facilitar os atendimentos e torna-los mais eficientes”, reforçou. Conforme o palestrante, a psicanalise, enquanto ciência e técnica de comportamento humano têm muito a contribuir na prática diária dos profissionais que atendem esse grupo de crianças e adolescentes. “Quando surge certo problema, que aparentemente é de difícil resolução, a psicanálise pode auxiliar para encontrar o foco desse problema e apontar formas de solucioná-los”, frisou. Segundo ele, os profissionais precisam encarar as situações difíceis e resolver. “Não adianta se esquivar, ignorar ou fugir dos problemas encontrados no dia a dia”, completou.

Sobre a vinda a União da Vitória ele foi categórico em demonstrar satisfação. “Eu fiquei muito feliz com o convite”, salientou. Outro aspecto que o psicanalista evidenciou foi a preocupação do poder público na melhoria da qualidade de vida das famílias. Robson enumerou que é fundamental a Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, promover capacitação que dê subsídio para os profissionais terem atuações eficazes.