Ícone do site Rádio Colmeia FM

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas

Divulgação

Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor Cultural, Edição Especial da Associação Arte do Porto. Todos são convidados para prestigiar esse momento.

Conheça um pouco sobre o Troféu Valor Cultural

A Associação de Artesãos de Porto União foi fundada em 09 de março de 2006, oriunda de um grupo reunido pelo Bem-estar Social do município, e inicialmente ligada ao Clube de Mães, foi instalada no Terminal Urbano.

No início, todos de forma independente colocavam seus produtos para venda. Após a eleição de uma diretoria o objetivo foi garimpar artesãos com perfil para o que seria a base do trabalho. Manutenção do fazer manual e o resgate de técnicas artesanais norteariam o propósito da Associação.

Nesse quesito foram enfrentadas algumas resistências pois a compreensão do trabalho ainda era pequena. Contudo, a seleção de técnicas e artesãos acabou sendo natural. Grandemente foram melhorando o trabalho, e em 2010 se tornou Utilidade Pública no município, e também teve o nome Arte do Porto inserido no livro “Feito a Mãos” editado pelo Estado de Santa Catarina, como referência em artesanato étnico cultural.

Em 2013, a Arte do Porto cria o Troféu Valor Cultural Profª Lucia Kroetz de Oliveira, esta, exímia bordadeira, e que seria ofertado para artesãos ou pessoas que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas, bem como àquelas que incentivam o setor, e se preocupam com a preservação de nossa história. Deste, já foram feitas 6 edições sendo duas in memoriam.

Um dos maiores feitos da Arte do Porto, sem dúvida foi o restauro do Armazém 1 na Estação União, cujo trabalho se deu em ano de pandemia, através do Edital Elisabete Anderle 2020, mas também com aporte financeiro da Associação. Hoje, o desafio é manter o trabalho neste espaço e tentar fazer com que haja compreensão da importância do Armazém no contexto histórico da Estação e do município.

Neste ano de 2024 ao completar 18 anos, o desejo é que a Associação possa dar continuidade a esta história e também deixar um legado de cultura e arte.

**Portal da Cidade

Sair da versão mobile