Ícone do site Rádio Colmeia FM

Associação de Apicultores de Cruz Machado é criada

Fotos: Prefeitura de Cruz Machado

A produção de mel, que já foi muito forte em décadas passadas, sofreu um grande enfraquecimento em Cruz Machado nos últimos anos. Porém, por meio de uma parceria entre a Gestão Cruz Machado para Todos e o SEBRAE, este cenário vem mudando.

Em meados de abril ocorreu uma palestra com o tema “Apicultura de alta produtividade”, para apresentar um projeto visando aumentar a produção, que reuniu mais de 30 apicultores e interessados em trabalhar com a apicultura. Destas, 13 pessoas aderiram ao programa oferecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e periodicamente receberam consultorias especializadas em produção de mel.

Estas consultorias vêm dando resultado. Mesmo com as condições climáticas não serem consideradas favoráveis nos últimos meses, os produtores conseguiram aumentar a produtividade de mel, em alguns casos até triplicando a produção. A partir disso, sentiu-se, por parte dos produtores, a necessidade da criação de uma associação, visando alavancar ainda mais a produtividade e comercialização.

Na última quinta-feira (17) foi realizada a assembleia de constituição da Associação de Apicultores de Cruz Machado – APICRUZ, com a eleição da primeira diretoria, aprovação do estatuto e escolha dos membros do conselho fiscal. O evento contou com a presença do prefeito Antonio Szaykowski, secretário Silmar, da Agricultura, e sua equipe, vereador Marino, do técnico do SEBRAE, Vagner, além de demais autoridades e também com os produtores que participaram do projeto e outros que ainda não fazem parte.

O objetivo da Administração Municipal é renovar o convênio com o SEBRAE para estes apicultores continuarem recebendo assessoria, além de futuros novos interessados, tendo em vista que o resultado que vem sendo obtido é satisfatório e a gestão Cruz Machado para Todos tem se doado ao máximo para oferecer subsídios aos agricultores do município em diversos ramos de produção.

Sair da versão mobile