Ícone do site Rádio Colmeia FM

Associação Pró vida de PU inicia atividades ao Setembro Amarelo

Neste sábado, 02 de setembro, será realizado um passeio ciclístico para marcar o início do mês de Conscientização e Prevenção ao Suicídio, o chamado Setembro Amarelo.

Foto: Divulgação

Afim de reverter o quadro de números crescentes de pessoas que tiram a própria vida, em 2014 foi criado o Setembro Amarelo, o mês que tem o objetivo de alertar as pessoas em relação ao número de suicídios no mundo.

Em Porto União, as atividades para marcar a data se iniciam nesse sábado, 02, em que será realizado na Praça Hercílio Luz, um passeio ciclístico informal. O passeio se iniciará as 15h, e o objetivo é realizar um percurso de 8 Km. A realização do evento é da Associação União Pró Vida, que recomenda que todos os participantes usem capacete, e se possível, estejam com alguma peça de roupa da cor amarelo.

Foto: Divulgação / Colaboração Andreia Gabrislosviski Tonello

O Setembro Amarelo é uma data idealizada e realizada pelo Centro de Valorização da Vida, com apoio do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês escolhido foi setembro, pois exatamente no dia 10 do mês é o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, rotulada pela ONU.

O suicídio, atualmente, é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, e que em grande maioria das vezes pode ser prevenido. Especialistas afirmam que a depressão é uma das maiores causas, e que muitas vezes os familiares e amigos de uma vítima não reconhecem os sinais de uma pessoa depressiva. Por sinal, em muitos casos a própria vítima não entende que necessita de uma ajuda, ou tem medo de pedir ajuda e simplesmente vai se afundando em uma solidão desesperadora.

O Centro de Prevenção a Vida tenta combater que mais pessoas desistam de viver, e com isso, fornece um serviço de ajuda aberto 24h. Caso queira desabar, ou simplesmente entender mais sobre o tema, entre em contato na central de ajuda da CVV:

http://www.cvv.org.br/index.php

Para o passeio ciclístico, não é necessário realizar uma inscrição, para participar é necessário apenas ter uma bicicleta e boa vontade. Participem, pois quem comente o suicídio, muitas vezes não quer acabar com a vida, e sim com a dor!

Sair da versão mobile