O 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória aderiu ao programa de segurança pública do Governo do Paraná, de atividade extrajornada voluntária. Neste programa os policiais podem aderir, de modo voluntário, horas extras para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo nas cidades em horários e dias com maior registro de criminalidade, sendo de quinta-feira a domingo, permanentemente.
Neste final de semana policiais da área do 27º BPM já aderiram a atividade e reforçaram a segurança pública. De acordo com o Tenente Coronel Joas Lins, a adesão foi grande. “Tivemos aí aproximadamente 15 viaturas que trabalharam a mais nesses quatro dias, total de 37 policiais militares voluntários”, disse.
As áreas abrangidas foram União da Vitória, General Carneiro, Cruz Machado, Bituruna, Mallet e São Mateus do Sul. O reforço policial foi direcionado ao patrulhamento ostensivo e atendimento de ocorrências em conjunto do decreto estadual de fiscalização e combate ao Coronavírus. Segundo Joas foram 31 estabelecimentos fiscalizados, nove estabelecimentos notificados e 114 pessoas orientadas. Houve também uma moto com alerta de furto recuperada. “Um saldo muito positivo, importante, neste momento de pandemia para nós também, que sofremos com baixas dos nossos policiais que estão acometidos do Covid”, colocou.
Joas lembra que esta não é uma operação única e terá continuidade, visto que os policiais que se voluntariam recebem pela hora extra que realizam. “Tivemos uma adesão muito boa aqui no batalhão, aproximadamente um terço da tropa que atende os 11 municípios”, pontuou. “Alguns locais não tivemos ocorrências, não tivemos nada, por que? Porque tivemos a presença do policial lá”.