No final de semana, 21 e 22 de novembro, áudios com informações equivocadas sobre uma possível falta de controle no sistema público de saúde no município de União da Vitória em relação a pandemia, foram compartilhados por meio de redes sociais e grupos do WhatsApp.
De acordo com o secretário de Saúde de União da Vitória, Dr. Ari Carneiro Junior, as informações repassadas nos áudios não são verdadeiras, se tratando de Fake News. O secretário explicou que no município há dois hospitais de referência, o hospital Regional São Camilo e hospital Maternidade APMI, que estão devidamente aparelhados e com equipes técnicas preparadas para o enfrentamento da pandemia.
Esses hospitais são regulados pela 6ª Regional de Saúde. “Em momento nenhum houve em qualquer instante falta de atendimento à população a rede hospitalar”, colocou Carneiro. O estado do Paraná se divide em 22 regionais de saúde e é compactada em quatro macrorregionais. União da Vitória pertence a macrorregional leste que vai de Paranaguá a Guarapuava.
Para o secretário, “é alarmista a forma como foi colocado” a situação da pandemia no município. Outro fato relatado nos áudios seria a emissão de um decreto de emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Um decreto apenas pode ser emitido com autorização do prefeito e validação de um aspecto técnico do secretário de Saúde com todas as coordenações da UPA, Epidemiológica, Sanitária e direção geral da secretaria. “Não é tomado de uma atitude ‘ah simplesmente vou fazer um decreto’”, apontou.
Outra questão abordada nos áudios foi de que os hospitais estariam atendendo pacientes de outros municípios. Segundo Dr. Ari, pelo município ser uma referência regional, todos os municípios da região são atendidos nos dois hospitais, “que estão preparados para fazer esse enfrentamento”.
Eventualmente se os leitos de outras regiões lotam e tem necessidade de vir aos hospitais de União da Vitória, eles vem dentro da malha que é de atendimento da macrorregional de todo o Paraná, de acordo com o secretário, que também pede a população que sempre procure as informações pelos canais oficiais.
O prefeito Santin Roveda, colocou que apesar do surgimento de novos casos, não há esse tipo de situação no município e os áudios se tratam de Fake News. “No Brasil inteiro União da Vitória foi vista com referência por saber dar o direcionamento as pessoas que tem algum tipo de sintoma”, disse. Roveda pede que a população continue fazendo uso das medidas de prevenção para a não propagação do vírus.
Atualmente o município tem 377 casos registrados, que destes, 361 estão recuperados, nove ativos em tratamento e sete óbitos. Também há 106 casos suspeitos aguardando resultado de exame enviado ao LACEN e já foram realizados 2651 testes RT-PCR para detecção do vírus da Covid-19.