Rádio Colmeia FM

Avós com voz com Therezinha Wolf e o Carnaval

Na noite de terça-feira, 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, realizou na sede da Secretaria de Educação, mais uma edição do projeto Avós com voz, em comemoração aos 100 anos de Porto União. O evento da noite contou com a presença da Professora Therezinha Wolff. 

Avóz com voz, recebe a professora Therezinha Leoni Wolff
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No dia 5 de setembro, de 2017, a cidade de Porto União, estará completando seus 100 anos, de desenvolvimento e como toda história de sucesso, o passado deve ser lembrado e contado para as novas gerações.

Na noite de terça-feira, 21, a sede da Secretaria Municipal de Educação, abriu o seu espaço para a segunda edição do projeto Avós com voz, que traz personalidades da cultura local, que tem relatos importantes da cidade de Porto União.

A convidada especial foi à professora Therezinha Leoni Wolff, que fez um relato de duas horas de como foi há época do Carnaval nas cidades de Porto União e União da Vitória. “Muitos jovens não sabem que no passado, quando União da Vitória, completou seus 100 anos, foi feita a escolha do Rei e Rainha do Carnaval e até tínhamos na avenida Manoel Ribas, os desfiles das escolas de Samba. Está época foi um sucesso e marcou as duas cidades e a criatividade do seu povo”. Comentou a professora.

Durante o seu relato sobre o Carnaval, várias imagens foram mostradas e quem estava no auditório da Secretaria da Educação, pode rever e lembrar-se dos bons tempos do Carnaval e das amizades. Em certo momento a professora Therezinha Leoni Wolff, abriu espaço para que os convidados também deixassem o seu relato sobre a cultura de Porto União e em destaque o Carnaval das cidades irmãs.

Depois de falar do Carnaval, o segundo assunto destacado pela professora, foi sobre o tema da quaresma, onde se rezava muito e várias histórias eram contadas para assustar e fazer com que as crianças tivessem o habito de fazer as suas orações e até ir a igreja. Therezinha se lembra de uma história que ela mesma vivenciou e contou. “Meu pai me mandou ir à missa do Galo, e como nos obedecíamos fomos à missa e prestamos muito a atenção. Ao chegar a casa o meu pai me perguntou como foi à missa. Eu rapidamente respondi que foi boa só que não tinha ouvido o Galo cantar”, relatou e dá um sorriso como se lembrasse o dia e a hora do ocorrido.

O último passo da presença da professora Therezinha Leoni Wolff, no projeto Avós com voz, foi contar um pouco da história da Igreja Nossa Senhora das Vitórias e dos momento de união e de religiosidade que este espaço deu para o desenvolvimento de Porto União.

Na oportunidade a secretária de Educação de Porto União Aldair Mulcinelli, que representou o prefeito Eliseu Mibach e o vice-prefeito Percy Storck, parabenizou a professora Therezinha Wolff, e poder estar junto com a comunidade para lembrar-se das histórias de Porto União. “É muito bom ter a Therezinha Leoni Wolff, na noite de hoje no projeto Avós com voz, onde ela que é um acervo ambulante e que vai contar a nossa história. Este projeto vai até o fim de 2017, para marcar os 100 anos de Porto União e a Cultura pode sempre contar com a Secretaria de Educação para o resgate histórico”. Finalizou a secretária.

Ao fim do evento a professora Therezinha Leoni Wolff, recebeu uma placa de participação no projeto Avós com voz e flores e em seguida fez várias fotos com a secretária de Educação e com o ex-prefeito de Porto União Anízio de Souza, que sempre está participando das ações culturais de Porto União.

 

Therezinha Leoni Wolff:

 

Therezinha Leoni Wolff nasceu um Porto União (SC), membro fundadora, da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), promoveu e coordenou inúmeros eventos culturais da região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

No ano de 2006, assumiu a responsabilidade pelo funcionamento da Casa Cultural Aníbal Khury, (Castelinho), em Porto União.

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia