Na noite dessa quinta-feira, 27 de julho, a Prefeitura de Porto União, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a sétima edição do projeto “Avós com Voz”, que faz parte da programação e valorização da história de Porto União, pela passagem dos cem anos do município.
O evento aconteceu na sala de eventos do Senac de Porto União, e contou com a presença dos acadêmicos do Senac, da comunidade, e do vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, que juntos, receberam a senhora Cristina Moser, que contou e fez uma linda homenagem aos Pioneiros da Comunidade de São Martinho.
Antes da senhora Cristina Moser, subir ao palco do Senac o vice-prefeito Percy Storck, que parabenizou a organização do evento e declarou que o projeto “Avós com Voz”, não deveria ser interrompido após os festejos dos 100 anos de Porto União, e sim, continuar no ano de 2018, e nos anos seguintes, para deixar registrado a história da cidade em todas as modalidades.
O próprio Percy fez o convite para a senhora Cristina Moser subir ao palco, e ao recebe-la, agradeceu pela presença e por fazer parte do projeto do centenário de Porto União.
A senhora Cristina Moser lembrou de vários momentos de Porto União, em destaque, da comunidade de São Martinho, desde a época das escola, dos encontros na igreja, e das construções que foram feitas com o passar do tempo, como da primeira escola, e em seguida, a segunda com duas salas e feita pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
Outro assunto foi a união da comunidade nos momentos de festa, e do respeito que todos tinham nas datas religiosas. Quem esteve no encontro na noite de quinta-feira, pode ver rádios e máquinas fotográficas antigas, em que a senhora Cristina Moser, falou que o único modo de saber as notícias era via rádio, e com a máquina que ela tinha, podia fazer alguns registro da história da comunidade conhecida como “Chiqueirão”. Cristina Moser explicou duas história do nome “Chiqueirão”, e o projeto de lei feito pelo ex-vereador de Porto União, Willy Jung, que mudou o nome de “Chiqueirão” para São Martinho.
Antes de finalizar o encontro da noite, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura confirmou que a programação do projeto “Avós com Voz”, do mês de setembro, que é o mês de aniversário de Porto União, o projeto fará uma homenagem ao ex-prefeito, dos 50 anos de Porto União.
O “Avós com Voz” em sua sétima edição foi feito no espaço do Senac, saindo do espaço da Secretaria Municipal de Educação. A senhora Nilse Possebom e Freitas, é quem esteve representando o diretor da unidade do Senac Porto União Eliéser Lorenzetti, e falou da valorização da história de Porto União e que o Senac sempre está de portas abertas para a cultura e a divulgação da história local.
Galeria de fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia