Foram entregues na manhã de sexta-feira, 07, mais cinco casas no bairro São Bernardo do Campo pela administração municipal. A ação faz parte do projeto de reurbanização do conjunto através do Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, do Governo Federal (Ministério das Cidades), através da Caixa Econômica Federal, que irá investir R$ 8.184.038,49, sendo R$ 1.227.556,30 de contrapartida do Município.
Após alguns problemas com a primeira empresa vencedora da licitação, a administração municipal teve que realizar todo o processo licitatório novamente e o reenquadramento da obra e dos valores, para uma nova licitação, que teve como vencedora a empresa Leme Ribas.
Para acompanhar o andamento das obras, a administração municipal criou uma comissão, junto a Associação dos Moradores, que se reúne mensalmente para acompanhar e resolver os problemas que apareçam no decorrer da obra. Um grande trabalho foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, comandada por Marcos Vieira, na comunidade. A Assessoria jurídica da Prefeitura também acompanha todo o andamento e comanda as reuniões mensais, assim como a Secretaria de Planejamento comandada por Claudio Tilgner de Souza.
De acordo com Souza o cronograma é que, até o final do mês de outubro, a empresa entregue as 30 casas que foram desmanchadas anteriormente e com isso a primeira etapa será concluída. “Agora vamos decidir com a empresa como será feito o restante das casas, se a empresa irá fazer de 10 em 10, ou de 15 em 15, para que o ritmo seja rápido e que as pessoas fiquem menos tempo fora de suas casas”, enaltece.
Segundo a presidente da Associação dos Moradores, Solei Silva, a entrega de mais essas cinco casas e a programação de entrega de mais cinco no final do mês de agosto dá um novo ânimo aos moradores. “A chuva acabou atrasando um pouco a entrega das outras casas, mas agora a comunidade está mais animada. Na próxima semana a pavimentação da primeira rua já começa a ser feita e a população agora que faça bom uso dessas melhorias”, falou.
Vieira destaca o trabalho em conjunto realizado para que os trabalhos continuem em um bom ritmo e falou sobre o trabalho social realizado na comunidade. “Agora gente fica cada dia mais feliz em ver que as obras estão caminhando em um ritmo bom. E vemos que as empresas estão comprometidas com a realização desse projeto. Também estamos paralelamente a isso com a empresa Acordar que está fazendo reuniões com os moradores auxiliando no trabalho social, divulgação, mobilização e capacitação das famílias”, destaca o secretário.
O arquiteto da Prefeitura Fernando Jung, responsável pelos trabalhos referente a administração municipal nessa comunidade, destaca o empenho da prefeitura em toda essa situação. “As pessoas estavam ansiosas para a entrega de mais casas e com o apoio da secretaria de obras, conseguimos abrir frente e entregamos essas casas na sexta-feira e na segunda-feira o trabalho continua com o início da construção de mais casas. Temos que destacar a qualidade do serviço e do acabamento que ficou acima do que esperávamos”, afirmou.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Aloísio Salvatti, falou sobre a obra. “Entregamos mais cinco casas e ficamos felizes pela comunidade que tanto espera por esse trabalho. Estamos vendo que as empresas estão seguindo o cronograma e agora as coisas começaram a caminhar direito”, falou Salvatti.
O prefeito Anízio de Souza destaca a importância do cronograma que agora está sendo seguido pelas empresas. “No final de agosto entregaremos mais cinco casas e ainda neste ano, seguindo o cronograma, entregaremos um total de 30 casas, completando as casas que tinham sido desmanchadas ainda em 2012. Dentro da programação essa semana inicia a pavimentação com blocos de concreto na Rua Valões. Apesar de todos os problemas, agora estamos conseguindo manter um ritmo bom de trabalho”, explicou Anízio.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.