Rádio Colmeia FM

Banco de Sangue está com o estoque baixo

Banco de Sangue de União da Vitória inicia o mês de novembro que é dedicado ao Doador de Sangue Voluntario, com o estoque em baixa. Segundo a equipe do Hemepar local, falta sangue Tipagem O+ e O-. 

 

Foto: Hemepar

No próximo dia 25 de novembro, é comemorado o Dia do Doador de Sangue Voluntário. E em União da Vitória, o Hemepar, Banco do Sangue, já prepara tudo para receber a comunidade do Sul do Paraná como do Planalto Norte de Santa Catarina, que sempre estão dispostos a ajudar o próximo.

Mas mesmo no mês, onde se comemora o dia destes voluntários, o Banco de Sangue que faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), vem pedir a ajuda da sociedade, pois os estoques de bolsas de sangue estão baixos.

Neste momento as bolsas com mais baixa são da Tipagem O+ e O-, mas segundo a equipe do Banco de Sangue, toda doação é bem vinda, pois o nosso Hemepar pode ajudar muitas pessoas num momento de dificuldade.

Os requisitos básicos é ter no mínimo 50 kg de peso, estar bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, nem ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Ter idade entre 18 e 61 anos, para a primeira doação.

 

 Coleta aos sábados e feriado

 
Por conta do feriado do dia 15 de novembro (terça-feira), nessa data não haverá coleta. Também, no dia anterior segunda-feira, 14, a unidade estará fechada devido ao Decreto Estadual que transferiu para essa data, o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, tornando-o recesso no estado.

Contudo, dia 26 de novembro sábado, como de costume, a unidade abre as portas para receber doadores, em especial, que não podem se ausentar de seus trabalhos para realizar o ato voluntário. No mês de dezembro, também, o terceiro final de semana do mês 17 de dezembro, o Banco de Sangue estará recebendo doações.

 

Serviço:

 

Para mais informações os doadores podem ir ao Hemepar de União da Vitória, que fica localizada na rua Castro Alves n° 26, próximo da praça Coronel Amazonas, ou ligar no telefone (42) 3522 13 65.