A terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 que aconteceria no próximo sábado, dia 09 de maio, teve algumas alterações no município de Bituruna. O dia D da campanha contemplaria crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas acima de 55 anos, gestantes, puérperas, população indígena e pessoas portadoras de necessidades especiais.
O calendário de vacinação precisou fazer algumas alterações a pedido do Ministério da Saúde. A justificativa do órgão foi a de evitar a propagação do Coronavírus em aglomerações e também por questão de disponibilidade de vacinas que são fornecidas pelo Instituto Butantã.
Segundo o secretário de saúde de Bituruna, Josmar Guiz Cruz, a secretaria fica no aguardo de segundas orientações. “Na verdade, das novas decisões e de quando vão vir essas doses de vacina, para estarmos administrando a vacina em nossa população”, coloca.
Um pré calendário é disponibilizado ao município, dividido em duas fases, em que no dia 11 de maio ao dia 17 de maio as crianças de seis meses a seis anos, pessoas portadoras de necessidades especiais, gestantes e puérperas seriam vacinadas. E do dia 18 de maio ao dia 05 de junho pessoas acima de 55 a 59 anos e professores da rede pública e privada. Então por determinação do Ministério da Saúde, por questão de disponibilidade de vacinas, a campanha no município está temporariamente cancelada.