Reunidos na praça do Fogo na tarde de sexta-feira, 23 de agosto, 70 pequenos produtores participaram da primeira ação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate. A Prefeitura de Bituruna entregou aos agricultores, mudas de Erva-Mate nativa com o objetivo de possibilitar a diversificação da produção na propriedade, promovendo a geração de renda no campo. Cada produtor recebeu 210 mudas e 40 quilos de composto orgânico (adubo) produzido na UTC Reciclinho (Unidade de Triagem e Compostagem).
“Este é apenas o ponta pé inicial do programa. Ainda será oferecida assistência técnica e estamos buscando novas possibilidades de consumo para a erva mate. Além de entregar um produto de qualidade para o mercado, fomentando a economia, vamos colaborar com a preservação ambiental, devido ao plantio sombreado”, destacou o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho. Também participaram da entrega, o vice-prefeito Rodrigo Marcante, o presidente da Abem (Associação Biturunense da Erva Mate) Naldo Vaz, os vereadores João Padilha e Célia Nunes e o diretor da Secretaria de Agricultura, Fábio Cró.
O Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-Mate foi criado este ano por meio da Lei n° 2061/2019, e através de suas determinações, foram selecionados os produtores beneficiados. Será feita uma nova entrega de mudas no decorrer da realização do programa.