O assentamento de Santa Bárbara na comunidade do Agudo em Bituruna, irá abrir uma barreira sanitária a partir desta segunda-feira, 08 de junho, assim enfatiza o prefeito Claudinei de Paula Castilho. A localização da barreira é um ponto estratégico, sendo na divisa com Coronel Domingo Soares, município que registrou no dia 29 de maio, 34 novos casos em menos de 24 horas, todos trabalhadores da Quebec Engenharia, responsáveis pelas obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) no rio Estrela.
Atualmente Coronel Domingo Soares tem 101 casos positivos da doença, cinco casos em investigação, 213 descartados e 34 curados. Segundo boletim informativo nas redes sociais, 91 pacientes são residentes da cidade e 10 de outros municípios.
A barreira fará com que Bituruna tenha um controle maior do acesso e circulação de pessoas que entram em contato com os munícipes de Coronel Domingo Soares, através do assentamento Santa Bárbara. “O que estamos fazendo é monitorar, controlar o acesso dessas pessoas que vem até o município de Bituruna”, apontou Castilho.
Na semana passada a prefeitura efetuou a entrega de máscaras a população e fez o controle no quiosque central do município, verificando a temperatura de pessoas que vinham do interior. Mais uma sanitização foi realizada no sábado, 06 de junho, nos principais pontos da cidade. “Mas a grande medida, com efeitos mais positivos, é aquela que nós já estamos fazendo desde o início o mês de março, que é uma boa higienização das mãos, usar o álcool em gel, usar as máscaras, manter o distanciamento social e evitar aglomeração”, afirmou o prefeito.
Também no sábado, em conjunto com a Polícia Militar, foi realizada uma operação de fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade. “Infelizmente tivemos que fechar quatro estabelecimentos, por não cumprirem as normas da vigilância sanitária e também da fundação municipal de saúde”, conclui.