Dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Bituruna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, programaram diversas atividades para realizar ao longo de todo o mês. Nesta quarta-feira, 05, será feito a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, às 17h na Biblioteca Municipal. No mesmo dia, durante a tarde, o Recicilinho vai receber a visita os alunos de três e quatro anos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
Em parceria com a Unicesumar, acontece neste sábado, 08, o Dia D do “Desafio do Lixo”, chamado de #TrashtagChallenge. Desde maio está sendo realizado nas redes sociais esta ação, que desafia os internautas a postar uma foto antes da limpeza e outra depois, quando o lixo for removido, lembrando que precisa marcar #trashtag que é uma junção das palavras “trash”: lixo e “hashtag”. A atividade será realizada no bairro Nossa Senhora Aparecida a partir das 13h30 e qualquer pessoa pode participar.
Junto com a Secretaria de Educação, está sendo desenvolvido o projeto Guardiões da Araucária. No primeiro semestre foi promovido nas escolas um concurso de desenho e os alunos selecionados com os melhores trabalhos, vão participar neste mês, de atividades fora de sala de aula. Estão programadas visitas ao viveiro do IAP em Paulo Frontin e uma visita ao Parque das Araucárias de Bituruna no dia 14 de junho. Já dia 24 de junho, Dia da Araucária, será feito o plantio de araucárias no Parque Municipal de Eventos, em parceria com a Emater, IAP e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Entre as outras atividades programadas para serem realizadas ao longo de junho, está o andamento da Ecofeira, feira que vai possibilitar a troca de material reciclável por alimentos. Na primeira etapa foi realizado o cadastro das famílias interessadas em participar da troca. Agora haverá o treinamento de como separar o lixo para que ele seja aceito na Ecofeira. Famílias ainda não cadastradas também podem participar do treinamento que acontece dia 12 de junho no São João, bairro onde haverá a unidade piloto da Ecofeira. Além disso, haverá a continuidade das ações nos Parques Naturais Ambientais.