Rádio Colmeia FM

Bituruna registra terceiro caso de Chikungunya no Paraná

Foto: Divulgação

A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória confirmou nesta segunda-feira, 17, o terceiro caso da doença conhecida como Chikungunya, na cidade de Bituruna.

O fato aconteceu no interior de Bituruna, quando um cidadão esteve no Hospital São Vicente de Paula, onde através de exames preliminares foi possível constatar a possibilidade da doença. Em seguida foram realizados exames mais aprofundados para constatar a Chikungunya.

Segundo o chefe da Regional de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, o paciente não corre o risco de morte e todo os procedimentos necessários foram realizados.

Foto: Gisele Ovitski / Rádio Colmeia

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2014/11/CHIKUNGUNYA-DR-ARY-CARNEIRO-FALA-DO-CASO-REGISTRADO-EM-BITURUNA-COMO-CHEGOU-A-CIDADE-E-A-IMPORTANCIA-DA-AGILIDADE-NO-ATENDIMENTO-POR-PARTE-DA-SAÚDE.mp3?_=1

 

Conheça a doença:

 

A Chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África.

No Brasil, a preocupação é que o Aeds aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela espalhem esse novo vírus pelo País.

Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue, em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV.

 

Sintomas

 

Na fase aguda a febre é alta, aparece de repente e vêm acompanhadas de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações. Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Casos suspeitos de infecção pelo CHIKV devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais dos serviços de saúde.

Prevenção

 

Não existe vacina contra, na verdade, a prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença.