Várias entidades da cidade de Porto União, se reuniram para uma orientação e limpeza na região do Morro da Cruz, na área de atuação do Projeto Caminho do Monge, que tem como meta fazer com que o local, seja um ponto de turismo da cidade. O projeto de limpeza ocorreu na tarde de sábado, 19 de outubro.
Para fazer a limpeza no Morro da Cruz, foi feita a união de trabalho entre a Polícia Militar Ambiental de Porto União, Exército Brasileiro, Prefeitura de Porto União, Ecovale e voluntários civis. Na área de atuação da limpeza, foram feitas a coleta dos resíduos inorgânicos que poluem as áreas de mata daquele local.
A população que reside na região do Morro da Cruz, participou também fazendo a separação do lixo orgânico e do reciclável e junto as equipes deixaram o ponto turístico mais organizado e ponto para receber turistas e o Projeto Caminho do Monge.
Nesta terça-feira, 22 de outubro, a Polícia Militar Ambiental, divulgou o resultado final da operação coleta no Morro da Cruz: 5,780 toneladas de resíduos e 42 m³ de madeira. Considerando uma densidade média de 0,25 t/m³ estimasse que o peso das madeiras foi de 10,50 toneladas. Total geral: 15,830 toneladas de resíduos coletados