Ícone do site Rádio Colmeia FM

Campanha do CEJUSC sobre violência contra mulher traz informação e canais de denuncia

Divulgação

25 de novembro é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres. A campanha ‘Violência Contra a Mulher: não aceite, denuncie!’ do CEJUSC de União da Vitória desse ano tem o objetivo de informar a população da necessidade de entender o que é sofrer violência, o que é ser vítima e como e onde buscar ajuda. Identificar a violência é também entender o que significa a violência física, sexual patrimonial, moral e psicológica trazidas pelo artigo 7º da Lei Maria da Penha.

A Assessora Jurídica da Vara de Infância e Juventude, Família e Anexos e também pesquisadora do CEJUSC, Fernanda Gaspari, fala que a campanha pensando em facilitar a compreensão e a identificação de atos abusivos, trazendo informações para que as mulheres saibam como e porque procurar ajuda. “Temos que dar crédito a essas vozes”, coloca.

Para Fabiana é muito importante falar sobre o tema, divulgar e auxiliar, pois é extremamente comum essas agressões em âmbito doméstico. Muitas pessoas normalizaram a violência em suas casas, por acharem comum, sendo passado de geração em geração pelos avós e pais. “Nós precisamos divulgar isso, essas informações precisam chegar até as pessoas”, ressalta.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/11/HOJE-PRINCIPAL0-FERNANDA-GASPARIM.mp3

Como?

Denunciar a violência que você sofre acionando a Polícia Militar (190) ou Polícia Civil – Delegacia da sua cidade; Denunciar e buscar orientação pelo telefone 180 (nacional);

Buscar ajuda jurídica, psicológica, assistencial e de saúde pelo programa “Justiceiras” – atendimento por mulheres voluntárias no Brasil todo, clique e acesse AQUI.

Denunciar anonimamente ao Poder Judiciário, Conselho Tutelar ou Promotoria de Justiça da cidade a violência que você tem conhecimento ou presenciou.

– Poder Judiciário: CEJUSC, R. Profa. Amazília, 780, Centro, (42) 3523-8859, atendimento telefônico e presencial das 12h às 18h, Facebook: “CEJUSC – União da Vitória” e Instagram: RAC – Rede de Ajuda.

– Delegacia da Mulher: Rua Ipiranga, 444, Centro, (42) 3522-5898, e-mail: dpe.4sdpdm@pc.pr.gov.br

– Poder Judiciário: 1ª e 2ª Vara Criminal: Rua Mal. Floriano Peixoto, 395, Centro, (42)2130-5105 e (42)2130-5106

– Promotorias Criminais de Justiça: Rua Cruz Machado, 493, Centro, (42) 3522-3786, e-mail: uniaodavitoria.2prom@mppr.mp.br e uniaodavitoria.5prom@mppr.mp.br

Por quê?

Pesquisa divulgada em 2019 revelou através do ‘Mapa da Violência’ no Brasil que:

43,7% dos estupros são cometidos por PARENTES da vítima e 6,1% por COMPANHEIROS/MARIDOS/NAMORADOS!

83,7% das mulheres entre 18 e 59 anos sofrem ou já sofreram violência doméstica!

95,2% dos feminicídios (homicídio de mulheres) cometidos são por COMPANHEIROS/MARIDOS/NAMORADOS!

Sair da versão mobile