Rádio Colmeia FM

Campanha nacional de vacinação contra a gripe tem início hoje

 

Foto: Divulgação

 

O público alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que tem início hoje para os idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menor de dois anos, gestantes, trabalhadores da área da saúde, presos, pacientes com doenças crônicas e mulher até 45 dias após o parto.

A secretária municipal de saúde de União da Vitória, Margarete Olivo, informa que a vacina estará disponível nos postos de saúde dos bairros Limeira, Rocio, Conjuntos, São Braz, Salete, São Sebastião, e Centro (prédio do INSS).

No interior do município, a vacina estará disponível nos dias de consulta médica e no posto de saúde do distrito de São Domingos.

O dia ”D“ está marcado para o dia 20, quando os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17 horas, não fechando para o almoço.

A secretária destaca que o inverno é a época em que o número de internações e mortes por gripe aumenta, já que os ambientes, geralmente, ficam mais fechados. “Por isso, é fundamental manter os hábitos de higiene. É importante cobrir a boca e o nariz com um lenço toda vez que tossir ou espirrar, lavar bem as mãos e manter os ambientes ventilados. Estabelecimentos como restaurantes devem disponibilizar álcool gel para a higienização das mãos”, explica Olivo.

Ela lembra que, o vírus da gripe pode se espalhar por até sete dias após a pessoa ter ficado doente. Por isso, é importante ter cuidado, mesmo que a maior parte dos sintomas tenha desaparecido.

Os principais sintomas da doença são febre alta, dores musculares, mal-estar, fraqueza, tosse, coriza, dores de garganta, de ouvido e de cabeça.