Ícone do site Rádio Colmeia FM

Campanha Não se Cale orienta estabelecimentos sobre proteção às mulheres em União da Vitória 

Imagem assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social de União da Vitória, por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a Patrulha Maria da Penha, iniciou na noite de sexta-feira (7) a campanha “Não se Cale”. A iniciativa leva informações a bares, restaurantes e casas noturnas sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Durante as ações, proprietários e funcionários dos estabelecimentos recebem orientações sobre como identificar situações de risco e oferecer um primeiro acolhimento de forma discreta, respeitosa e segura. Garçons, atendentes, caixas e demais trabalhadores são orientados sobre como agir quando uma mulher pedir ajuda, inclusive por meio do sinal universal de pedido de socorro, além de receber informações sobre os serviços da rede de proteção e os caminhos para realizar uma denúncia.

Os estabelecimentos que aderirem voluntariamente à campanha recebem materiais informativos, incluindo cartazes sobre o sinal universal de pedido de ajuda. Segundo a Secretaria de Assistência Social, Magali Carneiro, as visitas serão realizadas durante todo o mês de agosto e a proposta deverá ser ampliada para outros setores, como indústrias e órgãos públicos. 

A campanha também reforça que pedir ajuda é um direito e que o acolhimento adequado pode ser fundamental para interromper situações de violência e garantir proteção às mulheres, conforme explica a Sargento Cristina, da Patrulha Maria da Penha

Sair da versão mobile