Ícone do site Rádio Colmeia FM

Candidatos ao governo do Paraná em 2022: veja lista

Ilustrativa

Com o início das convenções na quarta-feira (20), previsto no calendário da Justiça Eleitoral, os partidos começaram a confirmar os nomes de seus candidatos ao governo do Paraná.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Veja, abaixo, a lista dos candidatos já definidos pelos partidos no estado.

Joni Correia (Democracia Cristã)

O Democracia Cristã confirmou em convenção no sábado (23) a escolha do presidente estadual do partido, Joni Correia, como candidato ao governo do Paraná.

Joni Correia tem 45 anos, nasceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado Direito e Publicidade e Propaganda. Trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

A sigla ainda não definiu coligações no Paraná, nem escolheu quem será o candidato a vice na disputa ao governo. É a primeira vez que Joni Correia disputa o governo do Paraná.

Requião (PT)

Roberto Requião, graduado em jornalismo e direito, começou em cargos públicos eletivos como prefeito de Curitiba, em 1985. Depois, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

Em 1991 iniciou o primeiro mandato como governador do Paraná, cargo para o qual foi eleito duas vezes, em 2002 e depois em 2006.

Antes, entre 1995 e 2002, foi senador pelo Paraná. Requião voltou ao Senado Federal entre 2011 e 2019. Após 40 anos filiado ao MDB, o ex-governador deixou o partido e ingressou no PT em março deste ano.

candidatura de Roberto Requião ao governo do estado foi oficializada no sábado (23). Jorge Samek, ex-presidente de Itaipu, será o vice. Os nomes foram anunciados em convenção realizada pela federação composta por PT, PV e PC do B.

**G1

Sair da versão mobile