Rádio Colmeia FM

Capitania dos Portos está renovando habilitações

Uma equipe da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, subordinada à Marinha do Brasil, estará na Prefeitura de Porto União nesta sexta-feira, 13, para regularizar embarcações, renovar habilitações de condutores, fazer orientações gerais a respeito da inscrição para a prova de habilitação às categorias de amadores e divulgar as Normas da Autoridade Marítima para a segurança da navegação.

O Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, Capitão-de-Corveta, Cláudio Luis Estrella, explicou o objetivo da vinda da equipe para Porto União. “O objetivo é contribuir com a comunidade aquaviária para regularização de embarcações e renovação de habilitação de condutores e, além disso, orientar os interessados para as inscrições para prova de habilitação para Arrais Amador, e ministrar uma palestra sobre normas de navegação marítima”, destacou.

A equipe ficará de sexta-feira até o domingo, fazendo orientações e no sábado, 14, às 16h30, haverá a palestra no Centro Empresarial de Porto União (Acipu) para quem tiver interesse para ter informações sobre a próxima prova de Arrais Amador.

A capitania dos portos está viabilizando na próxima visita à cidade, trazer o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas, que possibilita iniciar a carreira aquaviária para trabalhar nas embarcações na marinha mercante ou nas dragas e no comércio naval.

 

Serviço:

 

Para fazer a inscrição é necessário da nota fiscal do casco original da embarcação, caso não tenha, a escritura pública de propriedade registrada em um cartório e uma foto da proa a polpa. Se for feita artesanalmente a declaração de construção além da foto.

Se o motor for acima de 50hp, nota fiscal do motor. Além disso, RG e CPF original e cópia autenticada do proprietário e comprovante de endereço.  Na hora de fazer a inscrição é emitida uma taxa de R$ 30.

Para renovação da Arrais Amador: RG e CPF original e uma copia autenticada, comprovante de residência; um atestado médico de sanidade psicofísico a carteira original Habilitação de Condutor de Embarcação vencida e o pagamento de uma taxa de R$ 50 da Guia de Recolhimento da União – GRU que pode ser retirada no site www.dpc.mar.mil.br

Quem tiver a CNH em dia, não precisa trazer o atestado médico. Qualquer dúvida pode ser tirada na prefeitura nesta sexta-feira, com a equipe da capitania.