Rádio Colmeia FM

Carnaval de muita festa, mas com camisinha

Foto: Divulgação

Não adianta, o Carnaval é um dos feriados mais aguardados do ano. Isso porque a tradição e a alegria da festa contagiam muita gente. Milhares de pessoas mudam as suas rotinas para incluírem nela momentos de descontração. Mas se o carnaval tem o lado positivo, também tem o negativo. É neste período do ano que os índices de acidentes de carro e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) aumentam bastante.

Em relação às DSTs, para se prevenir, basta tomar medidas simples que farão toda a diferença quando esses cinco dias de festa terminarem. E, é por isso que, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória preparam uma ação especial.

De sexta a terça-feira eles visitarão os clubes e locais com aglomeração de pessoas para orientar os foliões e distribuir preservativos. “A gente pretende iniciar esse trabalho às 22 horas e seguir até uma, duas horas da manhã, enfim até o horário que conseguir atender todo esse público”, explica o enfermeiro da Secretaria de Saúde, André Luís Schutze, que coordena a ação.

O objetivo, segundo a Secretaria de Saúde é realizar um trabalho de divulgação e conscientização em todos os locais de festa, com o intuito de prevenir DSTs/Aids e gravidez indesejada. “O foco são, principalmente, os jovens que estão nesses locais, e esperamos alcançar no mínimo 80% desse público”.

O trabalho será realizado pelos agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e estagiários.

Essas mesmas ações já ocorrem nas Unidades de Saúde. Lá também são realizados os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes são sigilosos.

Nas Unidades de Saúde é realizada ainda a distribuição de folders informativos. Eles não serão entregues nos clubes, porque a equipe da Secretaria de Saúde entende que é inviável. “Quem vai ler um panfleto em pleno carnaval? Ninguém vai. Só vai poluir o meio ambiente, além de perder muito material”, defende o coordenador do trabalho.

Lembre-se, a forma mais eficaz de se proteger de uma DST é usando camisinha! Então, nunca deixem de usar!

 

Via comunicação Secretaria de Saúde.