Ícone do site Rádio Colmeia FM

Casa Familiar Rural de Bituruna recebe visita de franceses

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Arcafar Sul, juntamente com as Casas Familiares Rurais (CFR), receberam na semana passada a delegação francesa composta por monitores e membros de associações, relacionadas às casas familiares rurais.

A comissão foi dividida em três equipes: as visitas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A delegação do Paraná chegou na quarta-feira, 4, e foram recepcionados pelos membros da CFR de Bituruna.Durante a semana, visitaram propriedades de alunos e conheceram seus projetos profissionais e as realidades das instituições nas CFR de Bituruna, e na oportunidade, visitaram também a empresa Brasfibra, onde puderam conhecer as instalações da nova indústria acompanhados do presidente Rodrigo Rossoni.

Para a Arcafar, esta troca de experiências entre franceses e brasileiros é fundamental. “Assim podemos discutir melhor a atuação, pois foi na França que esta modalidade surgiu e nós, no Brasil, estamos conseguindo colocar em prática uma formação diferenciada e proporcionando alternativas de aprendizagem, para aplicar os conhecimentos aos filhos de agricultores”, afirmam.

Foto: Divulgação

Para Pierre Crabbe, administrador da Casa Familiar Rural de Cormaranche em Bugey, as CRFs do Brasil ensinam muito bem a pedagogia. Destacam que a diferença entre as casa do Brasil e da França é o sistema de organização e de finanças, sendo as casas de lá privadas e para se mantiver recebem ajuda das famílias e do Ministério da Agricultura. Os franceses ressaltam que viram a necessidade de aplicar outros cursos técnicos ligados a outras áreas, para que os jovens possam buscar essas especializações e aplicar nas necessidades da propriedade. Uma ideia que vão levar do Brasil, é o uniforme dos alunos e a identificação na propriedade onde reside um aluno da CFR.

Acompanhando as visitas com a comitiva francesa esteve o Secretário Municipal de Agricultura Mário Vilmar Zampierom.

Sair da versão mobile