Ícone do site Rádio Colmeia FM

Casal descobre que enfeite de jardim de mais de cem anos era bomba não detonada do século 19

Apesar da situação emergencial, os idosos britânicos lamentaram a explosão do artefato: ‘Era um velho amigo’

REPRODUÇÃO/JEFFREY EDWARDS (VIA SKY NEWS)

Um casal descobriu que um aparentemente inofensivo enfeite de jardim era, na verdade, uma bomba do século 19 que ainda não fora detonada. Segundo o atual proprietário da casa, localizada no Reino Unido, a peça estava por lá havia mais de cem anos.

Jeffrey Edwards tem 77 anos e há 41 anos mora na casa com a esposa, Sian. Os donos anteriores do imóvel já tinham dito que o enfeite “estava lá havia décadas”.

Na noite do dia 29, um policial inspecionou a propriedade para o Ministério da Defesa, e no dia seguinte uma equipe do esquadrão antibombas chegou ao local. Informado de que morava próximo de um explosivo perigoso, o casal Edwards “não conseguiu pregar o olho”, como contou em entrevista à BBC.

O casal até sabia como a bomba chegara à propriedade: há mais de cem anos, o antigo dono da casa encontrou um artefato militar não detonado em uma praia, enquanto vendia limonada, e o levou para o quintal, de onde nunca mais saiu.

Na época, a Marinha Real Britânica usava praias vazias da região como campo de treinamento de navios bombardeiros. Como era uma bomba de testes, a carga explosiva era bem menor, mas ainda poderia explodir a qualquer momento.

“[O projétil] era um velho amigo. Lamento muito que o pobre coitado tenha sido feito em pedaços. Estava lá durante duas Guerras Mundiais”, lamentou Jeffrey, em entrevista à BBC.

Em comunicado oficial, o Ministério da Defesa confirmou a remoção da bomba, posteriormente detonada em um local seguro.

Via Hora7

Sair da versão mobile