Ícone do site Rádio Colmeia FM

CastraPet realiza cerca de 500 castrações de animais durante final de semana

Entre sexta-feira,16 e domingo,18, o CastraPet programa desenvolvido pelo governo do estado, esteve em União da Vitória. O programa em parceria com a prefeitura veio a pedido da associação dos protetores independentes Fabiana Forte, devido a uma emenda parlamentar do deputado estadual Arilson Chiorato proposta pela vereadora Thays Bieberbach e do deputado Alexandre Cury e Plauto Miro Guimarães, por meio da vereadora Alandra Roveda.

No município foram realizadas as castrações de cerca de 500 animais. O ônibus e a equipe ficaram na rodoviária de União da Vitória e atendeu a cães e Gatos de pessoas que ganham até dois salários mínimos cadastradas.

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

O CastraPet está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

Como participar do Programa?

Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Sedest ou aos Deputados Estaduais para liberação de recurso.

As prefeituras contempladas que definem os critérios de atendimento (CAD Único, protetores, OCS, animais de rua, etc), de acordo com a realidade do município. O agendamento da população é feito diretamente em pontos determinados pela prefeitura.

No momento da inscrição, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura.

Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós procedimento.

**Portal da Cidade

Sair da versão mobile