A população de União da Vitória, Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, estiveram na manhã desse sábado, 10 de fevereiro, na Catedral Coração de Jesus, área central de União da Vitória, para dar o último adeus e agradecer ao Bispo Dom Agenor Girardi, que foi enterrado às 10h30.
A cerimônia religiosa conhecida como Exéquias, foi feita pelo senhor Arcebispo Metropolitana de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, e contou com a presença de vários padres e 14 Bispos de várias cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A Exéquias teve início pontualmente às 9h, com uma linda cerimônia de agradecimentos e de lembrar das boas ações de Dom Agenor Girardi, pelos vários locais onde ele pode dar a sua contribuição .
As 10h30 o caixão foi fechado e encaminhado para um local dentro da Catedral Coração de Jesus, onde ficam enterrados os Bispos que fazem parte da Diocese de União da Vitória.
Quem comanda a Diocese agora:
O comando da Diocese de União da Vitória será discutido após o sétimo dia da morte de Dom Agenor Girardi, em que em sala fechada, será feita a reunião do conhecido Colégio de Consultores, que é formada por vários padres da Diocese, juntos, eles vão escolher um padre para comandar as atividades até que o Papa Francisco determine um novo Bispo para União da Vitória. Esse Colégio de Consultores, tendo a presença do Bispo, era conhecido como Conselho Presbiteral, que é como um braço direito do Bispo em suas ações.